Verifique fundamentos da empresa antes de investir em uma ação

Antes de comprar ações, é importante fazer uma pesquisa sobre as empresas nas quais você está pensando em investir. Por exemplo, preste atenção nos fundamentos que podem indicar se a empresa está em situação sólida. Eis algumas informações que você pode consultar no site de relações com investidores das empresas:

  • Lucro: É a medida de resultado de uma empresa. Deve ser, preferencialmente, positivo e crescente.
  • Receita: É nada mais do que as vendas da companhia. O ideal é que esteja em expansão.
  • Dívida: São valores devidos a bancos e fornecedores. O ideal é que não esteja crescendo. E certamente não deve ser maior do que o Patrimônio Líquido.
  • Patrimônio Líquido: Representa o dinheiro dos acionistas na empresa. Idealmente deve crescer ao longo do tempo, conforme a empresa for gerando lucro.
  • ROE (Return on Equity, ou Retorno sobre Patrimônio): Este índice mede o retorno do acionista. Deve ser maior que o retorno de investimentos de ativos com baixo risco (por exemplo, CDBs e Títulos Públicos).

Há muitos outros fundamentos, claro. Vale a pena ir mais a fundo se você tiver interesse em ações. Outra sugestão é considerar as condições macroeconômicas. Temos uma coleção de relatórios técnicos sobre esses temas, além de uma bibliografia básica de livros recomendados.

Guide Investimentos Guide Investimentos

Corretora de Investimentos

1068 visualizações

Relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami