Vantagens de começar a investir antes das eleições

tags Iniciante

A indefinição política vem sendo um motivo para deixar muitos investidores mais cautelosos. Isso porque o mercado financeiro responde diretamente às notícias sobre os candidatos. Mas a questão é: e para quem ainda não investe, por que seria bom começar a investir antes das eleições?

Antes de falarmos sobre eleições, economia, crise, cenário global, etc., é interessante pensar, à princípio, em educação financeira. Independentemente do que estamos vivendo, construir uma reserva de emergência, acumular patrimônio para atingir um objetivo ou planejar aposentadoria é, ou ao menos deveria ser, uma preocupação primordial para quem busca estabilidade financeira.

A receita é clássica: cuidar para ter o melhor retorno possível investindo e diversificar as estratégias. Obviamente alguns investimentos serão mais ou menos atrativos de acordo com o momento econômico do país, o que veremos adiante.

Tempo é dinheiro

Uma reflexão que vale a pena é: o porquê esperar o pós-eleições para começar a investir, sendo que, quem optar por começar agora, terá quase 2 meses de rentabilidade até que a situação seja definida. Afinal, tempo é dinheiro.

Caso você seja avesso ao risco, é só pensar em aplicações mais conservadoras, como Tesouro Direto e Renda Fixa, por exemplo.

Momento de oportunidades

Hoje o mercado está praticamente “às cegas”, sem saber ao certo para qual perspectiva vamos caminhar e dessa maneira, nesses momentos, poderemos encontrar grandes oportunidades de entrada, ou seja, quem começar hoje, certamente já estará um passo à frente de quem deixar seu dinheiro parado em conta até que nossos representantes sejam escolhidos.

Para perfis com mais apetite ao risco é possível cogitar a entrada em ações listadas em bolsa, cuja perspectiva esteja positiva para uma possível eleição de um candidato pró-mercado. Caso sua aposta seja oposta, entrar em aplicações com exposição em moedas também pode ser uma opção, dependendo de seu viés.

Aposentadoria

Embora já tenha citado esse item, acho válido reforçar a ideia de que independente dos próximos passos que a Reforma da Previdência seguir, é relevante estarmos atentos a essa possibilidade. Inclusive pelo fato de que aposentadoria sempre é um grande tema a ser abordado. Afinal, quem não quer uma velhice tranquila e sem preocupação financeira?

Alternativas como Títulos Públicos atrelados à Inflação (NTN-Bs) ou Previdência Privada podem ajudar na construção dessa reserva.

Maria vai com a outras

Não investir agora, porque a maioria das pessoas dizem que é difícil ganhar dinheiro em períodos de incertezas, não é uma afirmação 100% correta, visto que apesar de ser um momento mais conturbado, para que quem entende as próprias prioridades e onde quer chegar, todo o leque de aplicações está disponível para novos investidores.

Mayra Lima Mayra Lima

Assessora de Investimentos

Pós – graduanda em Investimentos e Banking pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC-RS. É certificada como Especialista de Investimentos - CEA, pela ANBIMA e pelo Programa de Qualificação Profissional (PQO Operacional) pela bolsa de valores - B3.

370 visualizações

relacionados

Bitnami