Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Tesouro Direto: O maior vencimento da história. O que fazer?

Hoje, 15 de maio, o Tesouro Nacional pagará o maior vencimento de títulos da história do Tesouro Direto. São cerca de R$ 9 bilhões em títulos do tipo Tesouro IPCA+, lançados em 2013, e que por vencerem hoje serão pagos à cerca e 122 mil investidores pessoas físicas.

Estes títulos tiveram uma rentabilidade bruta de cerca de 64% no período, frente uma inflação de 41%, ou seja, um ganho real bem significativo para seus investidores.

No meio do caminho estes títulos oscilaram, tanto para cima quanto para baixo, mas quem teve tranquilidade e soube segurar o título até o vencimento, não tem do que reclamar.

E o que fazer com esse recurso que agora está líquido?

A alternativa mais óbvia seria recomprar títulos semelhantes, seja IPCA+ ou o IPCA+ com juros semestrais, com vencimentos mais longos. Há diversas séries em aberto e que podem casar com seus objetivos de longo prazo.

Você pode fazer esta compra via Tesouro Direto ou no mercado secundário, esta segunda opção é uma boa alternativa para aqueles que têm mais de R$ 100.000,00 para aplicar nestes títulos. Fale com seu assessor sobre esta alternativa.

Além disso, se você não quer assumir uma posição de tão longo prazo, você pode buscar fundos de investimentos com prazos de resgates mais curtos ou menos expostos à inflação, como fundos DI ou alguns fundos de crédito privado.

Se você tem perfil mais arrojado e está confiante com o cenário econômico brasileiro, você pode pensar em montar uma carteira de ações ou, então, comprar cotas de um fundo de ações e deixar a escolha dos ativos a cargo de um gestor profissional.

Finalmente, se você quer se expor às estratégias diferenciadas, com alavancagem ou ativos no exterior, mas limitando seus riscos, você pode utilizar os COEs, Certificados de Operações Estruturadas, para isso.

Ou seja, opções aqui na Guide não faltam para você realocar este seu dinheiro que foi tão bem remunerado nos últimos anos. Basta você pensar quais são seus objetivos, o nível de risco que você deseja e aplicar seu dinheiro da melhor forma.

O importante agora é continuar fazer seu dinheiro trabalhar para você.

Ivens Gasparotto Filho Ivens Gasparotto Filho

Planejador Financeiro

Atua há mais de 10 anos no mercado financeiro, trabalhando diretamente com investidores pessoa física e planejamento financeiro pessoal. É CFA charterholder, profissional certificado pelo CFA Institute, possui também a certificação de gestores CGA, da Anbima. Estudou Gestão de Portfólios de Ativos na London Business School, é pós-graduado em Finanças pela FGV e formado em Administração pela Universidade de Brasília.

232 visualizações

relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami