Quero começar a investir, por onde começar?

tags Iniciante

Despertar a vontade de investir já é o passo mais importante para fortalecer sua saúde financeira. Mas na hora de colocar a mão na massa é realmente importante levar em consideração alguns fatores que podem interferir diretamente no sucesso de sua jornada como investidor. Por onde começar a investir?

O medo de investir geralmente acaba sendo um dos principais vilões para quem está buscando, de fato, iniciar seus investimentos. Por isso, é importante entender que o mercado financeiro é amplo e existem várias opções de aplicação, das mais simples e seguras até as mais elaboradas e arrojadas.

A melhor notícia é que você quem vai escolher qual caminho te deixará mais confortável.

Muitas pessoas já passaram da etapa de despertar seu lado investidor, porém acreditam que o que conseguem poupar é pouco e que não valerá a pena nem começar.

Esse é mais um mito que, por vezes, acabamos acreditando. A nossa tendência é sempre olhar o curto prazo, mas se pensarmos em um cenário mais longo, os poucos reais de economia hoje poderão fazer a diferença na conquista de um objetivo/sonho seu lá na frente.

Acreditar em soluções milagrosas também valem nossa atenção. Ganhos elevados de um dia para o outro podem até existir e são possíveis, mas nunca deixe de levar em consideração que quanto maior o retorno, certamente o risco da operação também será proporcional. Por isso, se você está iniciando, procure entender quais são as condições e os conhecimentos necessários para arriscar, caso a rentabilidade seja o critério mais importante para você.

Um outro comportamento recorrente é escolher as mesmas aplicações que algum membro da família ou amigo já investiu. Aqui vale a comparação de se auto medicar, no sentido de que o remédio escolhido nem sempre será o ideal para tratar os seus sintomas. Pois bem, em investimentos estamos falando da mesma coisa. Ou seja, nem sempre o que é ou foi bom para alguém próximo será o melhor para os seus projetos. Vale a pena sempre avaliar antes.

Definir metas e objetivos vão te ajudar bastante a não fazer com que seus investimentos fiquem só na promessa. E com isso será mais fácil estabelecer prazos e selecionar a melhor rentabilidade possível.

E por fim, a boa e velha máxima que todo investidor deve considerar: “Nunca colocar todos os ovos na mesma cesta”. Pode soar até como clichê, mas essa expressão ajuda muito na hora de entender a importância de diversificar suas aplicações. É como se pensássemos em uma balança que precisa manter o equilíbrio.

Na Guide é possível abrir uma conta e começar a investir a partir de R$35 reais, por exemplo. Além disso, todos contam com um guia para assessorar todos os investimentos, independentemente do valor investido. Vamos começar a investir?

Mayra Lima Mayra Lima

Assessora de Investimentos

Pós – graduanda em Investimentos e Banking pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC-RS. É certificada como Especialista de Investimentos - CEA, pela ANBIMA e pelo Programa de Qualificação Profissional (PQO Operacional) pela bolsa de valores - B3.

1188 visualizações

relacionados

Bitnami