Qual a diferença de Taxa Selic para CDI?

tags Iniciante

Taxa Selic e o CDI são duas referências importantes do mercado financeiro. Apesar de possuírem um rendimento muito parecido, a origem da variação delas é bem diferente. Entenda como elas são calculadas e saiba porque elas afetam os seus investimentos. 

O QUE É A TAXA SELIC? 

A Taxa Selic é o cálculo da média dos rendimentos pagos pelos Títulos do Tesouro. Como estes investimentos são considerados os menos arriscados do Brasil, o seu rendimento impacta toda a economia. 

O rendimento da Taxa Selic é orientado por uma meta que é definida pelo Banco Central através do COPOM (Comitê de Política Monetária), e quem controla os valores negociados para cumprir esta meta é o Tesouro Nacional.  

Você pode acompanhar o rendimento da Taxa Selic no site do Banco Central. Atualmente a variação está em 6,40% a.a. 

O QUE É O CDI? 

 O CDI é a sigla para “Certificado de Depósito Interbancário” e nada mais é que a média dos empréstimos que os bancos realizam entre eles. Instituições financeiras não podem finalizar o expediente bancário com o caixa negativo, por esta razão é comum que ocorram estas transações entre eles. 

Não é possível que você invista no CDI, pois esta é uma transação que ocorre apenas entre Instituições Financeiras. Apesar disso, você pode buscar outros investimentos que rendam a variação do CDI.   

O CDI é outra referência importante do mercado financeiro. Vários investimentos de renda fixa pós-fixados têm, como regra, o pagamento de rendimento como um % do CDI. Portanto, se você encontrar uma LCI com rendimento de 105% do CDI e o CDI no período rendeu 10%, seu investimento pagará 10,5% de rendimento. 

A variação do CDI neste ano está em média 6,39% a.a. e você pode acompanhá-la pelo site da Cetip. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A TAXA SELIC E O CDI? 

 A variação da Taxa Selic e do CDI estarão sempre próximas, porém não serão exatamente iguais. A origem da Taxa Selic está nos Títulos do Tesouro Nacional e o CDI nas transações realizadas pelas Instituições Financeiras.  

A diferença entre as duas hoje é de apenas 0,01% de acordo com os dados do site do Banco Central e da Cetip. 

Se você quer a ajuda de um Guia para ajudá-lo a tomar decisões financeiras, abra a sua conta na Guide Investimentos. 

 

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner.

228 visualizações

relacionados

Bitnami