Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Os 10 passos para entender Fundos de Investimento

tags Iniciante

Fundos de Investimento funciona como um condomínio, em que cada um é “dono” de uma parte do fundo. A rentabilidade é a mesma para todos os investidores e depende da performance dos ativos selecionados pelo gestor.

Para quem é o produto?

Existem tipos de fundos para diferentes objetivos e para todos os perfis, do mais conservador ao mais agressivo.

Como funciona?

Cada fundo possui um regulamento, que contém suas regras de funcionamento e política de investimentos. Antes de escolher um fundo para investir, é fundamental conhecer sua estratégia e seus principais riscos.

Quais os principais tipos de fundos?

Os mais comuns são: Renda Fixa, Multimercado e Ações. Dentro de cada uma dessas classes existem diversas estratégias diferentes.

Quem faz o produto?

Três grupos se envolvem no dia a dia do produto. A gestora define a estratégia e realiza os investimentos, o administrador faz a contabilidade e monitora o cumprimento do regulamento e o custodiante guarda os ativos.

Qual o rendimento?

Depende da qualidade da gestão e do nível de risco. Fundos mais arrojados e bem geridos tendem a conseguir retornos superiores no longo prazo, apesar de poderem ter oscilações relevantes em períodos mais curtos.

Como resgato o dinheiro?

Você pode solicitar o resgate a qualquer momento, porém cada fundo terá um prazo pré-definido para fazer o pagamento. Os fundos mais conservadores costumam ter prazos mais curtos, enquanto que os mais arrojados normalmente têm prazos superiores a 30 dias.

Posso aplicar qualquer valor?

Cada fundo possui regras de aplicação mínima inicial, movimentação mínima e saldo mínimo de permanência. Na Guide oferecemos excelentes opções a partir de R$100,00.

Qual o custo para investir?

O fundo tem sua taxa de administração, que incide sobre o valor total aplicado, e pode ter taxa de performance, que é um prêmio pago à gestora pelo desempenho acima do índice de referência. Na Guide não cobramos taxas adicionais para investir em fundos e sempre recomendamos os produtos com as taxas mais competitivas do mercado.

Qual o risco?

Existem 2 principais tipos de risco: de crédito e de mercado. O primeiro, mais presente  nos fundos de Renda Fixa, depende da capacidade de pagamento das empresas selecionadas. Já o segundo está relacionado às oscilações dos preços dos ativos, sendo relevante para os fundos de ações e multimercados.

Tem mais vantagens?

Aqui na Guide fazemos uma análise profunda e selecionamos as gestoras mais reconhecidas do mercado, que contam com equipes muito qualificadas. E o mais importante é que investir em fundos de investimento te ajuda a diversificar sua carteira para alcançar o melhor retorno!

Juntos vamos te guiar para o melhor investimento! Agora é só você abrir sua conta na Guide e conversar com os nossos assessores para decidir a melhor opção para você e começar a investir!

Caso prefira, você pode assistir um vídeo que também explica o que são fundos de investimentos.

Guide Investimentos Guide Investimentos

Corretora de Investimentos

439 visualizações

relacionados

Bitnami