O que o Neymar pode te ensinar sobre o Mercado Financeiro?

tags Iniciante

A exclusão de Neymar da lista dos 10 melhores jogadores de futebol da temporada 2017/2018 comprova que ele está passando pela maior crise de sua carreira. Em conversas com amigos é comum ver comentários emocionais sobre o seu comportamento afirmando que ele está acabado para o futebol.

Sabendo disso, pergunto a você: se existisse uma ação do Neymar (NEYM3) sendo negociada em bolsa, você venderia ou compraria a sua ação?

É provável que você esteja pensando em vendê-lo, afinal ele está em crise e as notícias sobre ele são cada vez piores. O nosso comportamento ao analisar futebol é muito parecido com o que temos como investidores, entenda o que você pode aprender com esta analogia.

O que a psicologia nos ensina?

O excesso de notícias negativas faz com que enxerguemos apenas os defeitos e erros recentes do jogador, junta-se a isso um “efeito manada” de opiniões que nos leva a acreditar que não existe razão para sua recuperação.

Este efeito se assemelha ao movimento de investidores quando uma empresa, setor ou tipo de investimento passa por um momento de crise, o sentimento de desespero, raiva e desilusão toma conta e todos vendem o ativo a qualquer preço, sem uma análise racional.

O estudo da psicologia aplicada ao mercado financeiro tem ganhado cada vez mais espaço, o que é comprovado por dois dos ganhadores do Prêmio Nobel de economia, Daniel Kahneman e Richard Thaler. Nestes estudos é comprovado que possuímos o viés de vender ativos que estão caindo e comprar ativos que estão subindo.

O problema deste viés é que acabamos seguindo na contramão do que grandes investidores como Warren Buffett fazem e pregam como um dos grandes segredos para ganhar dinheiro:  “Compre na Baixa e Venda na Alta”

Conhecendo este raciocínio falho, se Neymar fosse uma ação é provável que NEYM3 fosse uma pechincha no atual valor.

O fundamento é o mais importante

Já sabemos que o momento de queda pode ser uma oportunidade de comprar um bom ativo a preço mais barato, mas para sabermos se um ativo realmente vale a pena, precisamos analisar seus fundamentos.

Vamos olhar para os fundamentos do NEYM3 na temporada de 2017/18 do futebol europeu em comparação com os 10 jogadores que estão disputando o prêmio de melhor jogador do mundo.

  • 1º em média de assistências: 0,533 por jogo
  • 2º em média de gols: 0,93 por jogo
  • 3º em número absoluto de assistências
  • 6º em número absoluto de gols
  • 11º em número de jogos
  • 1º em número de finalizações a gol na Copa do Mundo

Deixando o emocional de lado, percebemos que os fundamentos do Neymar continuam fortes. Consideremos também que ele continuará jogando em um time forte (PSG) e em uma liga mais fraca como a da França. A probabilidade de ele voltar a apresentar um grande futebol é muito alta.

Mais um ponto a favor da ação NEYM3.

Compra em neym3

A tranquilidade para analisar os números e a história de um ativo financeiro, a frieza para comprá-los em momentos de crise e a paciência para esperar que os fundamentos prevaleçam em seus preços são grandes diferenciais que vemos nos maiores investidores do mercado financeiro.

Como torcedores de futebol, ter este comportamento emocional não é um problema. Esporte é um lazer para nós e devemos aproveitá-lo da maneira mais prazerosa e descompromissada possível. Já a sua vida financeira merece um pouco mais de racionalidade.

Não sejamos torcedores na hora de investir, conte com a ajuda de um assessor capacitado e certificado. Abrindo sua conta na Guide Investimentos, você tem acesso à profissionais que indicarão qual o melhor caminho para sua vida financeira.

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner.

179 visualizações

relacionados

Bitnami