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Netshoes na Magazine Luiza: integração com bastante potencial

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Após uma emocionante disputa entre Magazine Luiza e Centauro, a Netshoes acabou ficando com aquela primeira. Não se tratou de uma questão puramente financeira, afinal, enquanto Centauro ofereceu US$4,10 por ação, Magazine Luiza ofereceu R$3,70. Se não foi uma questão financeira, o que teria contribuído para essa aquisição?

Magazine Luiza é uma empresa que se modernizou e, em virtude do acompanhamento que realiza do varejo e das novidades integrativas presentes nele – como a otimização de logística e a compra direto por meios móveis -, mostrou impressionante ganho de valor acionário nos anos recentes. Dado o conhecimento do nosso varejo nacional e a recente expansão para regiões que antes não tinha acesso, não é difícil dizer que é uma das mais fortes concorrentes à expansão da Amazon no Brasil.

Netshoes é uma empresa da qual dificilmente se ouvem reclamações – ou, quando se ouvem, são rapidamente resolvidas. A queridinha do setor esportivo já representa recorrência de compras com seus clientes, mas uma dificuldade em termos operacionais e financeiros a impede de expandir-se nacionalmente. Inclusive, sua estratégia de expansão era desejada, mas muito custosa sobre seus resultados operacionais, o que colocava à prova sua real capacidade. Ou melhor, a impedia até agora.

A Centauro, outra proponente na disputa, tem um grande capital operacional e conhecimento no setor esportivo, isso seria de fato grande vantagem para a Netshoes. Porém, a sinergia que acaba entregando mais valor – e que justifica a venda ter sido acordada com a Magazine Luiza por preço inferior – é o fato de que, ao lado da rede que se expandiu e se modernizou com tanta velocidade, ela pode cumprir justamente os planos de expansão.

A integração entre as duas empresas acaba sendo muito positiva basicamente porque o que uma busca de melhoria encontra na outra – e o que eventualmente teria falta, passa a ser suprida pela outra. Na prática, Netshoes joga muito bem no campo virtual, mas precisava de muito recurso para se expandir caso ficasse apenas no digital. E Magazine Luiza já tem a proximidade do varejo físico, mas estar em mercados mais específicos (e sobre os quais pode ditar os rumos de expansão com maior segurança) do meio digital, acaba por fortalecer ainda mais os negócios dela como um todo.

Existem análises que acreditam ter-se chegado a um limite sobre a expansão de valor do Magazine Luiza, que a otimização possível teria chegado ao máximo. Aquisições como essa que acabou de ser realizada podem dizer exatamente o contrário e o caminho de subida ainda esteja muito distante do fim.

 

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