Primum non nocere. Primeiro, não prejudicar. Se você é médico, com certeza, conhece esta frase e a pratica no seu dia a dia. A medicina é uma ciência. Quanto a isso não há dúvidas, mas, de forma alguma, trata-se de uma ciência exata. Na prática médica, milhões são os fatores e circunstâncias que podem fazer com que um caso aparentemente simples, vire algo mais complexo.

Esta incerteza em relação ao resultado de um tratamento ou cirurgia, acaba levando muitos pacientes a entenderem que tem o direito de demandar alguma forma de reparação financeira, caso o resultado final não seja exatamente o esperado.

Como profissional, você já deve ter ouvido diversas histórias de outros colegas que foram processados por conta de supostos erros médicos. Não vou encher este post com este tipo de história. Você, sem dúvida, conhece muitos casos e sabe que nenhum profissional está imune ao questionamento judicial de algum paciente ou herdeiro.

Mesmo que o médico não perca a causa, há todo um stress e custos referentes à defesa. Você vai querer um bom advogado te defendendo nesta hora e isto custa caro.

Contratar um seguro de responsabilidade civil para a prática profissional é peça fundamental no planejamento financeiro e blindagem patrimonial de qualquer médico.

Proteção patrimonial para médicos

Este seguro cobre o profissional que foi acionado judicialmente, tanto em relação aos custos com advogados e demais custos do processo, além de cobrir uma eventual indenização que tenha que ser paga à um reclamante.

A contratação deste tipo de seguro é simples e barata. O custo varia de acordo com o capital segurado escolhido e a especialidade médica praticada.

Capital segurado é o valor máximo que a seguradora irá pagar em reembolsos e indenizações em dado ano. Quanto maior o capital segurado, maior será o prêmio pago.

Sua especialidade também influencia no custo (prêmio) pago. Médicos que apenas clinicam pagam menos que médicos que performam cirurgias.

Porém, não se assuste! O custo deste tipo de apólice é baixo. Por exemplo, atualmente, para as especialidades mais visadas, como neurocirurgia ou obstetrícia, você pagará pouco mais de 1,5% ao ano pelo capital segurado. Isto é, se você quiser proteger seu patrimônio em até R$ 500.000,00, você pagará pouco mais de R$ 7.700,00 por ano por este seguro. Bem mais barato que o seguro de seu carro, por exemplo.

Aqui na Guide temos opções para ajuda-lo a proteger seu patrimônio de possíveis acionamentos judiciais. Conheça mais sobre como contratar um seguro privado para médicos.

Ivens Gasparotto Filho Ivens Gasparotto Filho

Diretor Técnico

Atua há mais de 10 anos no mercado financeiro, trabalhando diretamente com investidores pessoa física e planejamento financeiro pessoal. É CFA charterholder, profissional certificado pelo CFA Institute, possui também a certificação de gestores CGA, da Anbima. Estudou Gestão de Portfólios de Ativos na London Business School, é pós-graduado em Finanças pela FGV e formado em Administração pela Universidade de Brasília.

244 visualizações

relacionados

Bitnami