Estratégia fundamentalista para investir em ações

tags Intermediário

Um dos erros mais comuns de quem investe em ações é complicar demais a estratégia que utilizará para tomar as decisões de compra ou venda de seus ativos. Por esta razão, explicarei uma análise simples para que você sinta confiança em começar a sua carteira de ações.

Seja sócio de uma empresa

Ao comprar uma ação na Bolsa de Valores você torna-se um dos donos desta empresa e passa a ter direito ao lucro que a empresa distribuir. Este valor distribuído é conhecido como dividendo.

A quantidade de dividendos que uma empresa paga aos acionistas gera dados interessantes para escolher quais são as melhores para sua carteira.

Um dado subjetivo importante é que empresas que pagam altos dividendos são menos voláteis, isto é, tem menos variação de preço. Isto acontece, pois normalmente são empresas estabilizadas que não estão reinvestindo lucro para expansão e essa expectativa de crescimento moderado se reflete no valor das ações.

Com isso, a cotação destas ações não tem altas fortes, mas em compensação caem menos do que a média do mercado em momentos de crise. Carteiras de Dividendos são consideradas “defensivas” por esta característica.

Dividend yield

O Dividend Yield é um indicador que nos mostra qual o percentual do valor de uma ação retorna para o acionista como dividendo. Para simplificar, vamos dar o exemplo de uma ação que está cotada no mercado a R$ 10,00.

Se o dividendo pago por esta empresa este ano foi de R$ 0,05 por ação, o Dividend Yield da empresa será de 5%. Isto é, 5% do que foi investido nesta ação foi pago como dividendo aos acionistas. Se a empresa possui uma gestão estável, é provável que você receba um valor próximo a este no futuro se comprar hoje.

Estratégia para comprar ações

A meta da Taxa Selic hoje em dia está em 6,5% a.a., fazendo com que a maioria dos investimentos em renda fixa tenham rendimentos abaixo deste valor.

Desta forma, você pode comprar uma ação que prometa um rendimento acima da Taxa Selic apenas com seus dividendos. Se, além disso, você vender a ação em um preço acima no futuro, você tem um potencial de rendimento muito interessante.

Na tabela abaixo, temos como exemplo 7 ações que pagaram ótimos dividendos no último ano:

Acompanhar o Dividend Yield é um primeiro passo para que você entre no mundo das análises fundamentalistas de ativos. Ele ajuda você a mudar seu foco da cotação de uma ação para a capacidade de criação de valor que ela possui.

É importante lembrar que, nesta tabela, estamos analisando o passado, e rendimento passado não é garantia de rendimento futuro.

Continue estudando outros indicadores. Esta é apenas uma introdução a este mundo fundamentalista. Caso queira a ajuda de um Guia para orientá-lo com seus investimentos, abra sua conta na Guide Investimentos.

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner.

199 visualizações

relacionados

Bitnami