Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Por que você deveria se preocupar – MAIS – com a sua educação financeira?

A educação financeira é importante porque nos capacita com o conhecimento e as habilidades necessárias para administrar nosso dinheiro com mais eficiência. 

Sem isso, as decisões e ações financeiras que tomamos – ou não tomamos – carecem de uma base sólida para o sucesso. E isso pode ter consequências que afetam não só as nossas vidas mas, muitas vezes, as de nossos familiares e dependentes.

Quais são os benefícios da educação financeira? Por que nos preocupar? Continue lendo para saber tomar decisões financeiras mais inteligentes.

Benefícios de uma boa educação financeira

– Mais controle sobre suas finanças pessoais quando você entende o básico sobre educação financeira, já que as finanças afetam a vida de todos em todos os aspectos;

– Mais controle significa possivelmente menos dívida, pois você tem uma noção melhor do impacto da dívida em seu orçamento;

– Entender sobre a importância de poupar e começar o mais rápido possível, mesmo que seja apenas uma pequena parcela de sua renda;

– É mais provável que você estabeleça metas financeiras para si mesmo e tenha o desejo e disciplina de trabalhar em direção a essas metas, o que geralmente significa adiar os impulsos de hoje e economizar para as necessidades de amanhã.

A principal razão pela qual você deveria se preocupar com sua educação financeira é que ela nos permite tomar decisões financeiras mais inteligentes. Ela nos dá o conhecimento e as habilidades necessárias para gerenciar nosso dinheiro com eficiência. Isso significa que estamos mais bem preparados para atingir nossas metas financeiras e alcançar a estabilidade e a tão falada independência financeira.

3 Razões para se preocupar com a sua educação financeira

1- A educação financeira ajuda você a ter mais controle. É normal se sentir sobrecarregado por ter dívidas ou ter de se esforçar para efetuar pagamentos de empréstimos e contas. A educação financeira pode oferecer uma saída quando o endividamento parecer esmagador. Por isso, aprender a gerenciar bem suas finanças é o primeiro passo para obter controle.

Colocar em prática as dicas acima e trabalhar para eliminar sua dívida é o segundo passo. Entender o que você pode pagar e o que pode ser cortado em seu orçamento é uma das chaves para obter um maior controle.

2- A educação financeira ajuda você a se planejar

É necessário entender quais são as diferentes opções de economia e como elas podem afetar seus objetivos. Por exemplo, se você planeja se aposentar algum dia, ter uma base sobre educação financeira pode te ajudar a entender quanto dinheiro você precisará poupar/investir. Isso pode ajudá-lo a entender como economizar com base em sua renda atual, inflação e quanto tempo você espera viver na aposentadoria.

3- A educação financeira ajuda você a entender suas escolhas

Compreender o dinheiro e como as finanças funcionam pode ajudá-lo a entender o motivo por trás de algumas escolhas que talvez você precise fazer. Por exemplo, se você está economizando para as férias, pode optar por não fazer outra compra grande que possa prejudicar sua meta.

Ter o conhecimento e a habilidade de poder avaliar uma situação financeira é de grande importância na tomada de decisões. A educação financeira possibilita que as pessoas se tornem consumidores mais seguros que fazem compras mais inteligentes tendo, assim, menores chances de endividamento e de alcançar a liberdade financeira.

 

Syntax Finance Syntax Finance

Parceiro Guide

1ª Agência de comunicação 100% especializada em finanças, economia e mercado de capitais, a Syntax Finance impulsiona empresas que atuam nessas áreas no desenvolvimento de suas marcas.

124 visualizações

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami