Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Esse começo de ano tem sido extremamente positivo em várias frentes, o que tem beneficiado diversos ativos ao redor do mundo. As bolsas estão em alta, as commodities estão subindo, os ativos que refletem certo pessimismo (ouro, prata, CDS de 5 anos) mostram sinais claros de risco contido, em patamares baixos. O que gera esse cenário?

É inegável que a China melhorou seu desempenho recentemente, não apresentando um pouso forçado de sua economia, depois de um longo período de forte crescimento. Os receios que levaram o minério, por exemplo, para US$ 40/ton. em fevereiro do ano passado, foram mitigados e agora a commodity com um surpreendente rali bateu patamar superior a US$ 90. Nem os mais otimistas esperavam.

Ademais, Donald Trump, que entrou como um grande risco em novembro do ano passado, tem se desenhado como uma esperança para aumentar o crescimento da economia norte americana com um ambicioso pacote de medidas. Conseguirá implementar? Ainda não sabemos. Escrevemos um texto recente mais aprofundado, clique para acessá-lo.

Mas vale lembrar que é inegável que esses fatores têm tornado as projeções mais otimistas de crescimento global. Esse contexto impulsionou a expectativa de lucro das empresas, assim como as margens das mesmas. E agora?

O movimento global de alta das bolsas parece “esticado”, o que pode levar a realizações de ganhos no curto prazo. O que pode gerar tal movimento? Se nos EUA temos a incerteza quanto às políticas de Trump, estamos atentos às eleições europeias (principalmente a da França, no início de abril, e a da Alemanha, no 2º semestre) – fatores que podem aumentar a volatilidade ao redor do mundo, e também o coro em torno das políticas “antiglobalização”.

Fique atento que no próximo comentário vamos falar sobre cenário Brasil.


LUIS GUSTAVO PEREIRA

Graduado em Administração de Empresas pela ESPM, com pós-graduação em Economia e Setor Financeiro pela USP e MBA em Finanças pelo INSPER. Tem mais de 7 anos de experiência no mercado financeiro. Atualmente, é o estrategista da Guide Investimentos.

Luis Gustavo Pereira Luis Gustavo Pereira

Estrategista

Graduado em Administração de Empresas pela ESPM, com pós-graduação em Economia e Setor Financeiro pela USP e MBA em Finanças pelo INSPER. Tem mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro. Atualmente, é o estrategista da Guide Investimentos.

525 visualizações

relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami