Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Dinheiro Feliz: Pague agora e consuma depois

 

Gosto muito de livros de pesquisa científica como o “Dinheiro Feliz”, pois eles nos comprovam coisas que sabemos que é verdade, mas não queremos admitir. Uma pesquisa realizada com mais de mil holandeses demonstrou que eles apresentavam um nível de felicidade maior nas semanas anteriores a viagem do que durante ela. Muitas vezes experimentei este prazer da expectativa antes das minhas férias, mas, após voltar, não conseguia admitir que o planejamento foi tão bom, ou melhor, do que a viagem.

Para mim, outro exemplo claro, é meu vício em comprar guitarras. Após um tempo percebendo minhas próprias reações, percebi que a “graça” de comprar o instrumento estava mais na pesquisa e expectativa para receber a encomenda, do que propriamente ter ele em minhas mãos.

A habilidade de gerar pensamentos prazerosos sobre o futuro, é um dos indicativos de saúde psicológica. Segundo os especialistas, o que separa uma pessoa saudável de uma suicida não é a abundância de pensamentos negativos e sim a falta dos positivos.

Quando “pagar antes” fará você aproveitar melhor o seu dinheiro:

– Quando a demora permite que você olhe para detalhes que criem expectativas positivas. Ex: Trip Advisor.

– Quando a demora permite você “salivar”, aumentando o prazer na hora do consumo. Ex: Guardar aquele chocolate que você ganhou para mais tarde.

– Quando a experiência que você terá for muito breve. Ex: Como pular de paraquedas.

Invista nos outros

Outro senso comum que foi comprovado pela ciência, é que investir o dinheiro em outras pessoas trás felicidade. O impacto em países pobres e ricos foi o mesmo!

Os estudos nos trouxeram 4 estratégias de doação que podem causar mais impacto em sua felicidade:

1 – Doação como escolha

Muitas instituições utilizam a estratégia de abordar pessoas na rua para persuadí-las a qualquer custo a realizar uma doação. Segundo os cientistas, estas doações “forçadas” não trazem benefícios para o doador.

2 – Crie uma conexão

Em um estudo foi entregue um “gift card” de U$ 20,00 para 2 grupos. Para um foi indicado utilizar o presente para pagar um café a um amigo e, para o outro, a orientação foi para que ele gastasse o vale sozinho. O grupo que presenteou e acompanhou um amigo no café estava mais feliz ao final do dia. A conexão com outras pessoas demonstrou ser um grande diferencial no resultado.

2 – Cause impacto

De acordo com os cientistas, é muito importante que você tenha noção de como as suas doações estão impactando o ambiente.

Como exemplo, é citado a percepção ao ajudar em duas instituições, a UNICEF e a Spread the Net. O slogan da Spread the Net é “Uma rede de proteção contra mosquitos pode proteger até 5 crianças da malária por 5 anos. 10 dólares salvam vidas!”. Por ser mais específico no impacto causado em comparação com a UNICEF, a impressão do doador é muito mais satisfatória.

Conclusão

O principal ensinamento deste livro é que a felicidade não é algo que você deve buscar diretamente. Para ser uma pessoa feliz, você deve se orientar por atitudes e escolhas que sejam o caminho para a satisfação. Desta forma, naturalmente você conseguirá aproveitar a sua vida.

Vamos relembrar os princípios que abordamos nesta série de artigos:

– Compre experiências;

– Crie momentos extraordinários e únicos;

– Compre tempo;

– Pague agora, consuma depois;

– Invista nos outros.

Espero ter lhe ajudado a tomar as melhores decisões para aproveitar o seu dinheiro.

Quer ter a ajuda de profissionais para a escolha dos investimentos que permitirão você atingir os seus objetivos? Abra sua conta na Guide!

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner.

2928 visualizações

relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami