Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Curiosos por natureza, mas os únicos capazes de explicar

tags Iniciante

A curiosidade é um traço encontrado em quase todos os animais: queremos saber o que são as coisas, como funcionam e como nos afetam. Gatos ficam presos em latas, cachorros mordem coisas e nós criamos teorias, paramos para olhar e quando dá até colocamos a mão para sentir. Afinal de contas, nós, seres-humanos, fomos até a lua para ver o que tinha lá. Mas, o que nos torna diferente dos outros animais curiosos, é o fato de que somos os únicos capazes de explicar.

A dica cultural de hoje é a série de minidocumentários, Explicando, uma produção original do Netflix, onde em cada episódio é abordado, de forma criativa, divertida e bem visual um tema. Diferente dos documentários tradicionais, Explicando, tenta impor muito mais um ritmo de série do que o raciocínio tedioso de outros formatos, que também tentam nos explicar algo.

O ponto negativo, talvez o único, do formato é o tempo, 15 minutos em média, quase que o mesmo tempo que uma palestrinha do Ted Talks. 15 minutos é insuficiente para a introdução de qualquer assunto, mesmo que de forma básica. Algumas amarras sempre ficam soltas. Como por exemplo no episódio sobre o mercado de ações.

Mas, admito, que é tempo suficiente para que o tédio não domine, como por exemplo, pelo menos pra mim, no episódio sobre K-pop.

Apesar do tempo diminuto, Explicando ganha na seleção de temas. Eu realmente não esperava aprender nada sobre o K-pop, uma espécie de música pop coreana, muito mais carregada de cores e ritmos eletrônicos. Realmente, era algo que nunca esteve no meu radar de coisas para aprender sobre. Sob situações normais eu não assistiria, mas acabei assistindo e gostei.

Outros temas bem interessantes emergem e só comprovam o quanto a série consegue ser eclética. Existe um episódio sobre Criquette, uma espécie de baseball misturado com o jogo de beti, famoso entre as crianças brasileiras (bom, pelo menos aquelas da minha geração), que é um esporte inglês, mas que encontrou enorme sucesso na Índia e Paquistão.

Também um episódio sobre como astrologia funciona e como conseguiu enorme sucesso comercial, além de discussões sobre orgamos feminino e maconha, mostrando que série não quer apenas discutir assuntos comuns, mas taboos também são bem-vindos. Outro episódio bastante interessante é sobre campeonatos de jogos, como funcionam, como treinam os atletas e sobre os milionários prêmios que são dados neste tipo de competição.

Explicando, é uma boa pedida para o fim de semana. Os episódios são curtos e divertidos. Dá até pra assistir relaxando, após um dia cansativo de trabalho. Toda quarta-feira sai um novo episódio. E o Netflix já confirmou que irá fazer mais temporadas!

 

 

Victor Candido Victor Candido

Economista

Mestrando em economia pela Universidade de Brasília - UnB. Já trabalhou no mercado financeiro na área de pesquisa e operações. Foi pesquisador do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. É formado em economia pela Universidade Federal de Viçosa.

261 visualizações

relacionados

Bitnami