Convicções políticas: não as deixe atrapalhar seus investimentos

tags Iniciante

O novo ano chega e o Brasil está sob nova direção. Tenho visto dois perfis de investidores nestes primeiros dias do ano: otimistas e pessimistas. Tenho visto muito poucas pessoas com tom mais moderado. Parece fazer sentido, já que a mudança de direção parece que será grande. Sendo assim, quem gostou está muito otimista para seus investimentos e quem não gostou está absolutamente pessimista.

Não tenho dúvida alguma que as incertezas serão muitas. Não por opinião política ou algo do tipo, mas porque as incertezas estão e sempre estarão por aí. É o que Taleb chama de “desconhecido desconhecido”, o cisne negro que está sempre à espreita, mas ninguém conseguiria prever seu aparecimento.

Faço essa introdução para te falar que, você pode sim estar otimista ou pessimista de acordo com suas crenças ou opiniões, mas o fato é que “o futuro a Deus pertence”.  Ou seja, tudo pode acontecer. Podemos ter um ano de incrível crescimento ou alguma bomba como as delações de Joesley Batista ou a Greve dos Caminhoneiros podem fazer com que os mercados balancem.

O importante é que você tenha um plano e saiba que todas estas turbulências são normais e esperadas. Não monte sua carteira de investimentos tentando acertar o futuro. Isso é difícil, muito difícil. Monte sua carteira de investimentos para atingir seus objetivos e respeite seu perfil de investidor.

Há diversas opções de investimentos disponíveis no mercado. Se você está otimista, tem perfil mais agressivo e objetivos de longo prazo, pode arriscar mais e buscar investimentos com perfil mais agressivo, mas isso não significa colocar todos os ovos em uma única cesta. Diversifique e avalie opções de investimentos que possam proteger seu patrimônio caso as coisas não saiam como você espera.

O mesmo vale para quem está pessimista, mas tem perfil agressivo. De maneira consciente, utilizando a diversificação e ferramentas de proteção, você pode sim ter parte de seu patrimônio posicionado para surfar uma possível onda de otimismo.

Enfim, não deixe que suas crenças ou convicções políticas (permanentes ou temporárias) sejam o principal fator de tomada de decisão de seus investimentos neste novo ano que nasce. Como todo ano que nasceu antes dele, e todos que nascerão depois, 2019 traz incertezas e oportunidades.

Ivens Gasparotto Filho Ivens Gasparotto Filho

Diretor Técnico

Atua há mais de 10 anos no mercado financeiro, trabalhando diretamente com investidores pessoa física e planejamento financeiro pessoal. É CFA charterholder, profissional certificado pelo CFA Institute, possui também a certificação de gestores CGA, da Anbima. Estudou Gestão de Portfólios de Ativos na London Business School, é pós-graduado em Finanças pela FGV e formado em Administração pela Universidade de Brasília.

319 visualizações

relacionados

Bitnami