Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Black Friday e 13° salário: como não cair na tentação

Black Friday é o evento que dá início à temporada de compras de Natal. Muitas lojas oferecem descontos significativos, incentivando o consumo em massa com grandes ofertas.

Sempre que há promoções, ficamos “loucos” e, geralmente, gastamos mais do que o necessário. Por esse motivo, propomos algumas dicas para manter a calma nessa época de grandes tentações.

Essa data comemorativa começou nos Estados Unidos e, pouco a pouco, com a ajuda de novas tecnologias, a promoção deste dia por grandes empresas se espalhou por vários países do mundo.

A data, no Brasil, costuma cair muito próximo das datas de recebimento do 13o salário dos trabalhadores brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo site www.BlackFriday.com.br revela, no entanto, que 74% daqueles que irão receber a primeira parcela do 13º salário em novembro não pretendem usá-la nas compras do evento.

Para os outros 26%, preparamos 7 recomendações úteis para não sair endividado neste fim de ano:

7 Conselhos para não cair na tentação

1 – Dívidas e Investimentos antes; compras depois.

Tem dívidas? Então negocie e use o 13º para quitar ou abater a maior parte possível. Quitou e ainda sobrou? Invista. Coloque em algum fundo de investimento ou até mesmo compre títulos públicos. Como falamos nesse texto aqui, é possível investir a partir de R$ 30,00. Logo, não há desculpas.

2 – Quitou dívidas, investiu, mas ainda quer aproveitar alguma promoção da Black Friday? Pense: O que você quer comprar?

Faça uma lista de compras identificando os produtos que você deseja comprar; isso ajudará você a não cair na tentação e comprar o que realmente precisa. Nada de comprar coisas “porque estão na promoção”!

3 – Quanto você quer gastar?

Outra dica é decidir um limite de dinheiro para compras. É importante traçar uma meta de quanto você pode gastar sem comprometer seu orçamento. Utilizar o 13° para as compras natalinas é o que alguns brasileiros fazem, porém utilizar esse dinheiro como um primeiro passo no mundo dos investimentos pode ser muito mais recompensador futuramente.

4 – Não compre nada que você não compraria sem desconto

Se ao ver um produto que, a preços habituais, você não consideraria comprá-lo, é porque você não precisa realmente dele. Portanto, não se deixe levar pela “redução de 60%!”, mesmo que seja um valor muito sedutor. Então pense, você realmente precisa disso?

5 – Evite lojas físicas

As lojas estão cheias de pessoas e tudo está pronto para te atrair. Então, uma alternativa é fazer as compras de casa mesmo. A comodidade, sem dúvidas, é uma das principais vantagens de fazer compras online. E você se livra de cair nas armadilhas do marketing.

6 – Mas se for comprar mesmo….compare preços

Pesquisar e comparar preços é crucial para economizar e não gastar dinheiro à toa durante as compras. Hoje em dia temos diversos sites que mostram o histórico de preços dos produtos. Logo, você pode ver quando e qual foi o valor mais baixo que um determinado produto custou. Se durante a Black Friday estiver mais caro, provavelmente significa que não valerá a pena comprar naquele momento.

7 – Comparar produtos

Separe preços e descontos. Pesquise as opiniões das pessoas em fontes confiáveis e veja se as pessoas estão felizes com suas compras, isso poderá te economizar uma grande surpresa ao receber seu produto.

Não se esqueça de comparar lojas. Alguns oferecem descontos extras em suas lojas online ou nos downloads de aplicativos.

Conclusão 

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado de alguma forma e que você use seu 13º com sabedoria e não gaste muito mais do que o necessário.

Lembre-se: (i) quitar dívidas, (ii) investir e (iii) comprar. E se for comprar, aproveite a Black Friday para economizar nos produtos que você realmente precisa. Planejar suas compras é o melhor conselho que podemos dar para que você não fique fora do seu orçamento e alcance o resultado mais favorável para sua saúde financeira.

Syntax Finance Syntax Finance

Parceiro Guide

1ª Agência de comunicação 100% especializada em finanças, economia e mercado de capitais, a Syntax Finance impulsiona empresas que atuam nessas áreas no desenvolvimento de suas marcas.

126 visualizações

relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami