Como a Taxa Selic influencia seus investimentos? 

tags Iniciante

Taxa Selic é a grande referência do mercado e, para explicar como ela impacta na economia, gosto de fazer uma analogia com o mercado de smartphones.   

O Iphone é o smartphone mais desejado e, por isso, seu preço tem a capacidade de influenciar todo o mercado. Hoje, o seu principal modelo custa por volta de R$ 7.000,00. Agora, imagine o que aconteceria se a Apple diminuísse o preço deste celular para R$ 1.000,00. 

Provavelmente a Samsung, que é o maior concorrente, precisaria baixar o preço de seu celular top de linha para um preço próximo a esse. Esta seria a única forma de continuar competitivo no mercado. 

efeito que o preço do Iphone exerce no mercado de smartphones é parecido com o da Taxa Selic na economia. Quando ela sobe, os Títulos do Tesouro aumentam os juros pagos. Com isso, os outros investimentos em renda fixa precisam aumentar o rendimento oferecido para atrair investidores. Já quando ela cai, os outros investimentos também seguem esta tendência.  

E como grande parte do dinheiro captado por estes investimentos tem como destino financiar empréstimos, o aumento da Taxa Selic também faz com que eles fiquem mais onerosos. Já quando a Taxa Selic cai, a tendência é que os empréstimos também fiquem mais baratos.

Por que a Taxa Selic influencia a inflação? 

 Outra função importante da Taxa Selic é o controle da inflação. A inflação é o aumento dos preços dos produtos que consumimos. Para que ela não fique alta demais, é importante que o Banco Central controle a quantidade de dinheiro em circulação.  

Se a quantidade de dinheiro for muito alta, o consumo de alguns produtos pode ficar mais alto do que a produção dele é capaz de atender, causando o aumento de preço que é a inflação. Já se o Banco Central quer diminuir a quantidade de dinheiro em circulação para que o consumo fique de acordo com a produção e a inflação não suba acima do esperado, ele deve retirar parte do dinheiro em circulação no país. 

Uma forma de retirar ou colocar dinheiro em circulação na economia é através do aumento ou diminuição da Taxa Selic. Quando o Banco Central aumenta a meta da Taxa Selic, os Títulos do Tesouro ficam mais atraentes e as pessoas passam a investir nele, retirando dinheiro em circulação da economia. 

Se o Banco Central diminui a meta da Taxa Selic, o investidor tende a retirar o dinheiro investido nos Títulos do Tesouro para procurar na economia real uma forma de gerar mais rendimentos. Ele pode fazer isso abrindo um restaurante, por exemplo. 

Estas são apenas algumas das mudanças que ocorrem na economia com a alteração da meta da Taxa Selic E, caso queira saber a diferença de Taxa Selic para CDI, você também pode aprender aqui.

 

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner.

145 visualizações

relacionados

Bitnami