Brasil: o país que poupa, mas não investe

tags Iniciante

O Brasil ainda é um país onde a grande maioria da população não possui nenhum tipo de investimento. Somos um país onde três quartos da população não está engajada em nenhum tipo de investimento financeiro, nenhum, zero. E daqueles que investem, a maioria não está preocupada em retorno, mas sim em segurança.

Segundo uma pesquisa da Anbima, encomendada ao Datafolha, 54% da população que faz algum tipo de investimento prefere se sentir segura do que acumular ganhos. Essa percepção é unânime em todas as faixas etárias, classes sociais e níveis de escolaridade.

Mas a explicação pode estar mais relacionada a pobreza de conhecimento do que a pobreza financeira. Ainda somos um país ignorante quando o assunto é investir.

E aí recorremos a outra pesquisa, também feita pelo Datafolha, que constatou que 63% dos brasileiros, que fazem parte da população economicamente ativa, dizem desconhecer qualquer tipo de investimento financeiro.

Ou seja, mais da metade da população não sabe das oportunidades que os veículos de investimentos podem lhe proporcionar. E os que sabem não estão interessados nos retornos, apenas em poupar com segurança.

Os 37% restantes se dividem em dois grupos, que dizem sim conhecerem os investimentos. Um grupo que engloba 24% do total de entrevistados da pesquisa, disseram que investem, enquanto os 13% restantes conhecem alguma forma de investimento, mas não investem.

Deste quase um quarto da população que possui algum tipo de investimento, 80% investe na poupança. Que a anos vem entregando resultados abaixo dos principais benchmarks do mercado (CDI e Ibovespa), ou seja, a grande maioria que investe, investe mal. Porém, esses são de longe os investimentos mais seguros.

Ou seja, as duas pesquisas revelam que mesmo aqueles que investem, ainda necessitam aprender mais, de forma que possam investir em opções melhores.

Apesar de assustadores, os dados apenas refletem o país. O nível de educação financeira do brasileiro é bastante baixo ainda, além do fato de sermos um país pobre, o que faz com que a grande maioria das pessoas não consiga sequer poupar. Além de nossa economia ser relativamente instável, o que cria um medo inerente de desemprego, logo, a maior parte daqueles que poupam querem um colchão para amortecer choques.

Em um país onde uma reforma grande previdência será pauta nos próximos anos, os dados da pesquisa são preocupantes. Pois com um aperto das regras do INSS, as pessoas que quiserem se aposentar mais cedo, ou até mesmo antes da idade mínima, precisarão investir de forma a construírem patrimônio. E construção de patrimônio envolve retorno sobre o capital investido, não apenas a segurança.

E sem o conhecimento adequado, esse processo de acumulação de patrimônio, se utilizando de ativos financeiros, pode ser um enorme desastre.

Terraco Econômico Terraco Econômico

Parceiro Guide

Hoje o maior blog independente de economia do Brasil, foi criado por 4 amigos em 2014, o motivo? Fornecer análises claras e independentes sobre economia e finanças, sempre com a missão de informar o leitor.

447 visualizações

relacionados

Bitnami