Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

A Terra é plana e seus investimentos são lineares

Assisti, neste fim de semana, ao comentadíssimo documentário “A Terra é plana”, disponível no Netflix. Gostei bastante! Narrativa envolvente, história bem contada e um monte de teorias da conspiração. Não há o que não gostar.

Lá pela metade do documentário, um comentário de umas das cientistas da universidade americana Caltech me chamou muito a atenção. Ela explicou rapidamente um fenômeno psicológico que assola os “especialistas” que “provam” que a Terra é plana: o Efeito Dunning-Kruger.

De forma simples, é um efeito psicológico pelo qual pessoas com pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais sobre este assunto do que pessoas mais preparadas, fazendo com que cheguem a conclusões erradas e tomem decisões equivocadas.

No mesmo instante me veio à cabeça o momento atual que vivemos e a profusão de especialistas. Especialistas em nutrição, comportamento, psicologia, carreira, empreendedorismo, envelhecimento e muito mais, tudo isso baseado em suas próprias experiências, alguns livros lidos e algumas horas de TEDTalk assistidas.

Esses especialistas, porém, falam alto e com convicção. Com a certeza que muitas vezes só a ignorância (honesta ou seletiva) traz.

Com o mundo dos investimentos não é diferente.

Um mercado em alta forte, como o que temos visto no Brasil nos últimos meses, forma muitos gurus e especialistas. Pessoas que acreditam que seu sucesso no mercado atual se deve muito mais aos seus méritos e habilidades fora do comum do que ao fato de estarem posicionadas, no momento, em um mercado que sobe.

Claro, há um mérito nisso, mas há também, em muitos casos, sorte. O autor Nassim Taleb explica isto muito bem no livro “Iludido pelo Acaso”, leitura obrigatória para quem quer investir de forma séria e consciente.

Você já deve estar cansado de ouvir coisas como “Comprei 30 ações e 29 subiram, aprenda como fiz isso” ou, então, “Minha estratégia rendeu 1.000% em 6 meses, saiba como fiz isso” ou “Fiquei rico fazendo Day Trade com percentual de acerto de 90%”. Não me refiro aqui à empresa A, B ou C, infelizmente, há inúmeros canais de YouTube, perfis de Instagram ou Facebook com este discurso.

Sinceramente, acredito que muitos destes realmente são ingênuos e acreditam piamente que seus resultados num passado muito recente se repetirão de forma linear pelo futuro a perder de vista. Outros sabem que isso não acontecerá, mas o discurso gera muitos likes, compartilhamentos, seguidores e dinheiro. E o fazem mesmo assim.

Minha dica é: tome cuidado com promessas ou discursos milagrosos. Tome cuidado com pessoas que falam com convicção e certeza absoluta sobre o futuro. O mercado é incerto e seu dinheiro arduamente acumulado deve ser tratado com cautela e respeito.

A não ser que você acredite que a Terra é plana e o retorno de seus investimentos é linear…

Ivens Gasparotto Filho Ivens Gasparotto Filho

Planejador Financeiro

Atua há mais de 10 anos no mercado financeiro, trabalhando diretamente com investidores pessoa física e planejamento financeiro pessoal. É CFA charterholder, profissional certificado pelo CFA Institute, possui também a certificação de gestores CGA, da Anbima. Estudou Gestão de Portfólios de Ativos na London Business School, é pós-graduado em Finanças pela FGV e formado em Administração pela Universidade de Brasília.

313 visualizações

relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami