Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

7 DICAS PARA SEU RÁPIDO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

The One-Page Financial Plan (em português “Uma página de planejamento financeiro”) é um livro escrito para pessoas físicas que simplifica ao máximo a criação de um Planejamento Financeiro. A decisão de escrever o livro aconteceu quando o autor identificou que as pessoas procrastinam o próprio planejamento financeiro por achar o processo maçante e cansativo.

Da mesma forma que o livro, simplificarei mais ainda as ideias presentes dele neste artigo. Nota do livro: 9,5/10

 

  1.  1 – O que é importante para você?

O primeiro passo para criar seu Planejamento Financeiro de uma página é deixar claro onde você está e onde quer chegar.

Nossas decisões financeiras são tomadas para nos fazer felizes, protegidos e seguros. O importante, ao começar o seu planejamento, é saber que cada pessoa tem uma noção do que é felicidade, proteção e segurança.

Carl Richards gosta de chegar nesta resposta através da pergunta: “Por que dinheiro é importante para você? ”, o objetivo desta pergunta é aprofundar até chegar nos principais valores de sua família. Pode parecer superficial, mas nos planejamentos em que realizo é comum que as pessoas nunca tenham conversado com mais profundidade sobre o que é importante para elas e o que sonham para o futuro.

  1. 2- Quais são os seus objetivos?

 

  • Qual é o seu objetivo?
  • Quando você quer realizá-lo?
  • Quanto ele custará?

 

Estas são as perguntas que você deve ter em mente para definir os objetivos que facilitarão a criação de um plano financeiro efetivo e a sua execução.O autor recomenda você não se estressar com o fato de não ter certeza de como será o futuro, até porque ninguém sabe, e você pode alterar o objetivo durante o caminho. O importante é continuar executando, sem apego, o que foi definido.3- Balanço financeiro

A ideia de balanço financeiro do livro é bem simples: divida uma página em 2 lados, no esquerdo coloque todos os seus investimentos e no direito todas as suas dívidas. Subtraia as suas dívidas dos seus investimentos e você terá o seu patrimônio líquido.

Segundo ele, este exercício é importante para saber por onde começar. Imagine que você tem um investimento que paga mais do que 100% ao mês de rendimento. Tenho certeza que você fará de tudo para conseguir fazer parte desta oportunidade. Acontece que muitas vezes estamos pagando juros desta magnitude em nosso cartão de crédito ou outro tipo de de dívida.

Portanto, corra para pagar suas dívidas. Dificilmente você conseguirá um investimento que renderá mais juros do que o que você está pagando.

 

  1. 4 – Gaste menos do que você ganha

 

  • Guarde uma quantidade razoável de dinheiro.
  • Gaste menos do que você ganha.
  • Não perca dinheiro.

Você trabalha muito duro pelo seu dinheiro. Não deixe que a pressão por achar um investimento especulativo milagroso atrapalhe você.

  1. 5 – Investimentos

Após seguir estes passos, toda vez que você encontrar um investimento você deve se perguntar: “ Este investimento se encaixa no meu plano financeiro? ” Ao olhar para o seu objetivo futuro, você estará menos suscetível a agir impulsivamente. Fica mais claro que, naturalmente, tudo que deseja será alcançado sem precisar dar um passo maior do que a perna.

Outra regra que o autor nos passa é a da diversificação. Procure dividir sua carteira o máximo que conseguir, desta forma o seu risco cairá bastante.

Além disso, gosto de indicar aos meus clientes para escolher sempre a opção menos arriscada e que tenha uma liquidez que encaixe ao máximo com o horizonte de tempo que você possui para realizar seus objetivos.

 

  1. 6 – Compre somente o seguro necessário

A regra para saber se um seguro de vida é preciso, é a seguinte: “Se alguém depende financeiramente de você, você precisa de um seguro de vida

Para esta conversa, considere cenários em que você ou seu companheiro venha a falecer. É importante deixar a dimensão emocional de lado e focar somente na parte econômica.

Após determinar se você precisa do seguro, deve-se calcular qual é a perda financeira que ocorrerá após esta pessoa vir a faltar, projetando a sua receita pelos anos necessários. É importante lembrar que o objetivo do seguro de vida é cobrir apenas a necessidade e não mais do que isso.

Com estas definições procure no mercado a melhor opção para sua família.

 

  1. 7 – Estratégias para se proteger de grandes erros

De acordo com o Nobel de economia, Daniel Kahneman, todos nós nascemos com vieses emocionais que atrapalham o nosso julgamento no momento de tomadas de decisão financeiras. Por esta razão, uma das dicas do autor do livro, é sempre buscar a ajuda de um bom profissional para orientar suas decisões. O próprio Carl Richards lista alguns erros financeiros em sua vida, como quando se alavancou para comprar uma casa que acabou perdendo por não conseguir pagá-la.

Concordo com esta visão. Também procuro ajuda de colegas do mercado na hora de tomar minhas decisões. A dica para achar um profissional que o ajude, é verificar se ele se preocupa em entender a sua vida antes de fazer qualquer indicação. Assim como o processo demonstrado neste livro.

 

A Guide Investimentos possui vários profissionais preparados para ajudá-lo a criar o seu Planejamento Financeiro, fique à vontade para nos procurar!

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner.

3295 visualizações

relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami