5 Passos para começar o seu consultório médico próprio

tags Iniciante

Um caminho natural para médicos que possuem um perfil empreendedor, é abrir a sua própria clínica. Com certeza, esta é uma forma de alavancar a carreira, trazendo muita prosperidade e realização.

Para decidir trilhar este caminho, antes de tudo, devemos ter a consciência de que os riscos de um profissional autônomo são muito maiores.

Os ganhos financeiros passam a ser irregulares e passamos a ter obrigações financeiras fixas e variáveis que devemos controlar para que o negócio funcione.

Mas, com um bom Planejamento você pode controlar os riscos e atingir a sua prosperidade com segurança e sem sofrimentos:

  1. Bote ordem na casa:
    O primeiro passo é entender o seu momento financeiro atual. Para isso você deve passar a anotar as suas receitas e despesas. Com estes dados você conseguirá projetar qual o seu custo anual de vida.
  2. Segurança financeira:
    O segundo passo é proteger seu padrão de vida e o da sua família. Caso você possua um patrimônio, deve-se fazer um Planejamento Sucessório. Se você ainda não possui patrimônio, a proteção vem de seguros de vida e invalidez com produtos de qualidade e dimensionados por um profissional (lembre-se, além do remédio certo, precisamos da dose certa).
  3. Reserva de emergência:
    Como a receita de empresários é variável e inconstante, é necessário uma reserva financeira de alta liquidez para segurar os meses que não rendam o esperado. Esta reserva funciona como um amortecedor que suaviza as variações bruscas.
  4. Benchmark:
    Aprendi com meu guru e amigo Ulisses Tapajós a importância de ter uma referência e usar conhecimentos de pessoas/empresas que já tiveram ou tem sucesso no caminho que queremos percorrer. Portanto, encontre amigos, conhecidos e pergunte:
    – O que foi mais importante para que você tenha atingido o seu sucesso?
    – Qual foram as suas maiores dificuldades e o que você me aconselharia para evitá-las
    Além destas perguntas, procure saber dados financeiros para usar como base para seu negócio.
  5. Simule:
    Com os dados do seu Benchmark, faça simulações de custos do seu negócio e liste todos os riscos. Reserve um valor financeiro com sobra de pelo menos 6 meses do valor dos seus custos e empreenda com confiança.

O Planejamento é a base para histórias de sucesso.

Saiba como começar o seu planejamento financeiro fazendo o download do e-book abaixo:

Thiago Guedes Thiago Guedes

Financial Advisor Sênior

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos onde exerceu as funções de operador de bolsa de valores, chefe de mesa de operações, planejador financeiro, gestor de equipe e instrutor de treinamentos. É ex-sócio da XP Investimentos, DXI e Guide Life. Atualmente é Financial Advisor Sênior da Rio Bravo Investimentos. Possui a certificação internacional CFP®, Certified Financial Planner.

379 visualizações

relacionados

Bitnami