5 passos para começar a investir

tags Iniciante

A vontade de começar a investir já despertou para muitas pessoas, ainda mais neste início de ano quando as promessas de ano novo ainda estão frescas. No entanto, várias dúvidas aparecem na hora de tirar as ideias do papel.

Para te ajudar a organizar sua vida financeira, veja 5 passos para se tornar um investidor na Guide:

1 – Abra uma conta na Guide

Toda a abertura de conta é online e você preenche seu cadastro rapidamente. Para quem tem dúvidas sobre a diferença entre uma corretora de valores e um banco, temos um texto exclusivo que aborda as principais diferenças: E agora? É melhor investir em banco ou corretora?

Vale lembrar que temos uma série de certificações e registros que permitem que ofereçamos os melhores produtos em nossa plataforma.

2 – Disponibilize o valor que deseja investir

Nessa etapa você define com quanto deseja começar. Inclusive, uma dúvida frequente é sobre qual o valor mínimo para aplicações. Hoje, no Tesouro Direto, temos títulos disponíveis na faixa de R$ 30,00 – R$ 35,00 o que o torna bastante acessível.

A transferência do valor irá ocorrer de sua conta bancária diretamente para sua conta na Guide. Assim que o valor estiver disponível em seu saldo, você estará apto a iniciar.

3 – Escolha onde investir

Sem dúvidas essa é a etapa que mais gera dúvidas para quem está começando. Mas fique tranquilo! Além do conteúdo que disponibilizamos aqui no blog, os nossos Guias estarão presentes nessa etapa para te ajudar a traçar uma estratégia para que alcance seus objetivos e esclareça todas as dúvidas que podem surgir nesse momento.

A Guide já se preocupa em fazer a curadoria do que é oferecido, ou seja, todas as aplicações já passam por um filtro inicial antes de serem disponibilizadas. A nossa assessoria te ajuda a identificar quais dessas aplicações fazem mais sentido para sua realidade e objetivos.

Caso esteja ansioso, temos um bê-a-bá dos termos que irá se deparar daqui para frente, é só acessar: glossário básico de investimentos.

4 – Aplique

As aplicações poderão ser feitas diretamente pelo site ou aplicativo da Guide. Seus guias ficam à disposição para fazer o passo a passo com você.

Cada tipo de aplicação irá disponibilizar uma nota de negociação correspondente, detalhando as condições da aplicação e que aquele investimento está atrelado aos seu CPF.

5 – Acompanhe seus Investimentos

Agora que seu dinheiro estará investido é só acompanhar. Seu patrimônio é atualizado diariamente e você pode acompanhar pelo site ou aplicativo. Só cuide para deixar sua estratégia definida: se fará aplicações mensais, anuais ou se será uma aplicação única. Assim, ficará muito mais fácil se organizar e não falhar na execução.

E, se você tiver alguma dúvida para realizar seu primeiro investimento, ainda temos um vídeo para te ajudar:

Os passos são bastante simples e o resultado é bastante gratificante. Aliás, ter objetivos claros e disciplina ajuda muito para que seu planejamento dê certo. E lá na frente, quando perceber o retorno dessa atitude de hoje, irá se perguntar: Por que não fiz isso antes?!

Mayra Lima Mayra Lima

Assessora de Investimentos

Pós – graduanda em Investimentos e Banking pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC-RS. É certificada como Especialista de Investimentos - CEA, pela ANBIMA e pelo Programa de Qualificação Profissional (PQO Operacional) pela bolsa de valores - B3.

852 visualizações

relacionados

Bitnami