5 dicas para começar a comprar e vender ações

tags Iniciante

Iniciar no mercado de ações desperta muito interesse daqueles que possuem maior apetite por risco, visando obviamente bons retornos em um espaço de tempo menor e de acordo com a estratégia adotada.

O que vamos comentar hoje são as importantes etapas antes de partir para a prática.

Entender e avaliar seu perfil de risco

Uma vez que falamos de ações, estamos falando de um mercado com muita oscilação no meio do caminho (volatilidade), ou seja, é necessário compreender e concordar com a possibilidade de uma operação não chegar no resultado esperado, inclusive podendo ter retorno negativo. Além de mensurar o quanto aquele valor investido poderá ou não impactar sua vida financeira.

Levar em consideração os custos e tributação das operações

É comum a preocupação de quem está começando no mercado de ações ficar restrita a qual empresa escolher e qual o melhor momento de fazer isso (o que é extremamente importante), porém é necessário considerar todos os custos envolvidos, inclusive tributação.

Quando falamos de ações, as operações são tributadas em 20% para operações day trade (compra e venda no mesmo dia), independente do valor, e em 15% para vendas superiores a R$ 20.000,00. Abaixo desse valor mencionado de vendas, pessoas físicas são isentas.

Acompanhar e adquirir conhecimento nessa área

Conhecimento nunca é demais, portanto acompanhar o mercado mais de perto e buscar informações sobre as empresas que você decide possuir ações é bastante relevante e vai te ajudar a entender melhor a dinâmica do mercado.

Evitar fazer aquilo que todos estão fazendo

Chamamos esse comportamento de “efeito manada”, que nada mais é do que você seguir o que as outras pessoas estão fazendo, sem nenhum tipo de embasamento. Sabe quando uma pessoa na rua está olhando para o céu e dali a pouco um grupo de pessoas está fazendo o mesmo? Isso também acontece no mercado, por isso é importante atenção.

Achar que o que era bom ontem, continua sendo bom hoje

Todos os dias temos notícias saindo, economia girando e com isso não podemos levar em consideração uma recomendação que recebemos há meses atrás, por exemplo. Sempre busco informações recentes e análises confiáveis para auxiliar em suas decisões.

Ainda que você tenha esses quesitos para ficar atento, o mercado acionário não é o bicho de sete cabeças que pintam, desde que faça parte de sua estratégia de investimentos e te deixe confortável no sentido de risco, buscando conhecimento, acompanhamento e cautela a probabilidade de sucesso é muito maior.

Mayra Lima Mayra Lima

Assessora de Investimentos

Pós – graduanda em Investimentos e Banking pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC-RS. É certificada como Especialista de Investimentos - CEA, pela ANBIMA e pelo Programa de Qualificação Profissional (PQO Operacional) pela bolsa de valores - B3.

153 visualizações

relacionados

Bitnami