Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

5 coisas que você deve saber ao investir no Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma ótima alternativa para o investidor que busca diversificar seu patrimônio e utilizar os títulos públicos para isso. Por meio do Tesouro Direto você acessa vários títulos com os mais diversos vencimentos e também adequados para todos os perfis de investidor.

Se você é mais arrojado, ou pensa no longo prazo, os títulos atrelados à inflação como o Tesouro IPCA+ e o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais são alternativas interessantes. Se você precisa de liquidez no curto prazo ou tem um perfil mais conservador, o Tesouro Selic é o título adequado para você.

Opções não faltam e isso é muito bom, porém, como já falei, cada título é adequado para um perfil de investidor ou um momento de sua vida financeira, por isso, fuja da tentação de olhar apenas para o quadro de maiores rentabilidades e entenda sobre o funcionamento de cada título.

O Tesouro Direto faz um ótimo trabalho explicando o funcionamento de cada um dos títulos. Invista um tempo lendo estas informações antes de investir.

Além disso, cito agora 5 pontos importantes que você deve se atentar antes de investir no Tesouro Direto. Vamos a eles:

Entenda o funcionamento

Serei repetitivo logo de cara! Conheça o funcionamento dos títulos que você vai comprar. Não é porque um título é de Renda Fixa que ele vai subir todo dia. Alguns títulos podem apresentar oscilações de curto prazo de fazer inveja à bolsa de valores e assustar aqueles mais conservadores.

Reinvista os títulos semestrais

Alguns títulos pagam cupom semestral. Cupom são os juros pagos por estes títulos a cada seis meses ao investidor e ficam disponíveis para você resgatá-lo ou reinvesti-lo. Os títulos que pagam estes juros semestrais são o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais e o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais. Inclusive, tem vencimento para este mês de maio e, caso você já invista no produto e vá receber os juros, aproveite para reinvestir nos títulos disponíveis!

Reinvestimento automático

Os cupons somente serão reinvestidos automaticamente se você solicitar o reinvestimento automático dos juros. Para isso, você pode consultar este manual do próprio Tesouro Direto. É um processo muito simples e que vale muito a pena fazer. Desta forma você estará com seu dinheiro sempre rendendo.

Invista por meio de instituições financeiras

Para investir no Tesouro Direto, você precisa fazê-lo por meio de uma instituição financeira habilitada. A Guide é uma destas instituições e não cobra nada por isso. O único custo que você terá é o custo de custódia que é cobrado pela BM&FBOVESPA para fazer a guarda de seus títulos. Esta taxa é de 0,25% ao ano.

Horário de funcionamento

Você consegue comprar e vender seus títulos, nos dias úteis, das 9h30 às 18h. Os preços mostrados no site das 18h as 5h são preços de referência, ou seja, se você transmitir uma ordem de compra ou venda neste horário, sua ordem será agenda e executada no preço de abertura do mercado as 9h30.

Ivens Gasparotto Filho Ivens Gasparotto Filho

Planejador Financeiro

Atua há mais de 10 anos no mercado financeiro, trabalhando diretamente com investidores pessoa física e planejamento financeiro pessoal. É CFA charterholder, profissional certificado pelo CFA Institute, possui também a certificação de gestores CGA, da Anbima. Estudou Gestão de Portfólios de Ativos na London Business School, é pós-graduado em Finanças pela FGV e formado em Administração pela Universidade de Brasília.

648 visualizações

relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami