4 opções de como fazer seu 13º render

tags Iniciante

Fim de ano chegando e o 13º também. Nesta época do ano, muitas pessoas buscam alternativas para investir melhor seu décimo terceiro e fugir das tentações consumistas de fim de ano.

Se você ainda não poupa, antecipe sua promessa de ano novo e comece a poupar agora. Se você já poupa, parabéns! Poupar é um hábito e, com certeza, este passo será mais fácil para você.

Vamos, então, às opções para você para aplicar bem seu 13º salário.

1 – PGBL

Se você tem uma renda tributável anual alta e faz sua declaração de imposto de renda pelo formulário completo, considere fazer um aporte em algum plano de previdência privada do tipo PGBL. O aporte que você faz neste tipo de produto diminuiu sua base tributária e você pode pagar menos imposto ou, até mesmo, receber uma restituição de IR maior ano que vem. Lembre-se, apenas, de que o aporte não pode ser maior que 12% de sua renda tributária anual.

2 – CDB; LCI; LCA

Uma ótima alternativa para não cair nas tentações de fim de ano é comprar títulos com carência para resgate. Fazendo isso, você protege de seu dinheiro de seus ímpetos consumistas. Procure um CDB, uma LCI ou LCA com um prazo de carência que seja confortável para você. Quanto mais longo o prazo, mais taxa você conseguirá.

3 – COE

Mais uma alternativa interessante para quem busca investimentos com prazos maiores. Além de te expor a diversas estratégias, como investimento no exterior, diversos COEs tem o capital protegido. Ou seja, você pode investir em diferentes estratégias, mas com a segurança de saber que, caso a estratégia não ande como esperado, você terá o valor investido de volta ao final do prazo do COE escolhido.

4 – Fundos de ações

Se você tem apetite para risco e está otimista com o Brasil, investir em fundo de ações é boa pedida. Com capital inicial baixo, você pode ter grandes gestores trabalhando ao seu favor. Na plataforma da Guide você tem à disposição os melhores gestores do mercado!

Aproveite este fim de ano para começar ou aumentar seus investimentos. Oportunidades não faltam. O grande segredo é começar o quanto antes, criar o hábito da poupança, deixar seu dinheiro trabalhar por você e aproveitar o milagre, quase natalino, dos juros compostos.

Ivens Gasparotto Filho Ivens Gasparotto Filho

Diretor Técnico

Atua há mais de 10 anos no mercado financeiro, trabalhando diretamente com investidores pessoa física e planejamento financeiro pessoal. É CFA charterholder, profissional certificado pelo CFA Institute, possui também a certificação de gestores CGA, da Anbima. Estudou Gestão de Portfólios de Ativos na London Business School, é pós-graduado em Finanças pela FGV e formado em Administração pela Universidade de Brasília.

138 visualizações

relacionados

Bitnami