Introdução: No exterior, as bolsas globais seguem dia mais ameno, em função do feriado nos EUA. O dia é fraco em termos de agenda; e o euro ganha forças frente ao dólar. No Brasil, o Ibovespa opera em alta, também influenciado pela baixa liquidez nos mercados. Por aqui, os investidores digerem as recentes pesquisas eleitorais.


CENÁRIO EXTERNO: FERIADOS DIMINUEM A LIQUIDEZ NOS MERCADOS.

Feriado, e pouca liquidez… As bolsas globais têm dia menos intenso. Na Europa, as bolsas apresentaram, em sua maioria, 40-50% de volumes abaixo da média dos últimos 30 dias, segundo a Bloomberg. Com a liquidez prejudicada, em função do feriado dos EUA, os mercados europeus operaram sem direções muito claras. O índice Stoxx 600, que monitora a região como um todo, encerrou a sessão próximo da estabilidade; enquanto o índice espanhol IBEX avançou 1,00%, por exemplo.

Para os próximos dias… A agenda macro é esvaziada, e não há dados relevantes por conta do feriado. Assim, os investidores aguardam a ata da última reunião do BC americano, além do relatório ADP sobre empregos em junho (ambos na 5ª, dia 05). Na 6ª, os holofotes se voltam ao Relatório de Empregos (Payroll). Atenção ao mercado de trabalho dos EUA que, aquecido, tende a manter o dólar forte no exterior (e a expectativa de juros mais altos).


BRASIL: IBOVESPA AVANÇA; DÓLAR E DIS RECUAM.

Avante… Por aqui, a baixa liquidez por conta do feriado americano também influencia nos negócios. O volume do Ibovespa, segundo cálculos da Bloomberg, está aproximadamente 60% abaixo da média dos últimos 30 dias. O índice opera em alta neste início de tarde, e dá continuidade aos ganhos observados na última sessão.

Destaques do índice… Embraer impulsiona o índice pra cima, em meio ao fluxo de notícias envolvendo a join venture com a Boeing. Eletrobras também contribui para ampliar os ganhos do Ibovespa, ainda refletindo a aprovação da PL que abre caminho para a privatização das distribuidoras. Na outra ponta, Vale, em dia de queda para o minério de ferro, recua.

A decisão do DEM…. O DEM deve anunciar até 20 de julho sua decisão sobre quem apoiar na corrida para a presidência do Planalto. O partido, entretanto, continua divido. Aumentaram as restrições para o apoio de Alckmin depois que as pesquisas eleitorais mais recentes mostraram alto índice de rejeição do candidato tucano. A expectativa é que o DEM se alie a favor de Ciro Gomes. Hoje, o partido segue reunido na Comissão Executiva Nacional do partido, em Brasília.

Pesquisas eleitorais… O mercado também digere a pesquisa realizada pelo DataPoder360. Falamos disto no Mercados Hoje . Bolsonaro (PSL) mantém liderança, com 18-21%, a 3 meses da eleição. Ciro (PDT) continua em 2º lugar, e subiu de 11-12% para 12-13%. Alckmin (PSDB) subiu de 6,-7% para 7-8%. Ainda assim, num 2º turno, Bolsonaro permanece vencedor.

Do lado macro: dados da indústria… Produção industrial de maio recuou 10,3% frente a abril, após +0,8%; ligeiramente “melhor” do que esperado pelo mercado (-13,2%). A queda foi bastante generalizada. Dos 26 ramos industriais, 24 registraram queda de abril para maio. Na comparação com maio de 2017, a produção recuou 6,6%, “melhor” do que a queda de 9,6% esperada pelo mercado. Seja como for, interrompeu a sequência de 12 meses consecutivos de taxas positivas.

Mais sobre os mercados… No mercado de câmbio, o real tem leve valorização, em linha com a queda do dólar nos mercados internacionais. Além da baixa liquidez por conta do feriado no exterior, a ausência de indicadores na agenda macro de hoje é algo que marca a sessão. Na mesma linha, os DIs também recuam. Os mercados locais, portanto, seguem tendências que apontamos mais cedo, em nosso Mercados Hoje: “viés para a bolsa é de alta, e baixista em dólar e DIs”.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : +0,47%, aos 74.017 pontos;
    Real/Dólar: -0,03%, cotado a R$3,901;
    Dólar Index: : -0,11%, 94,484;
    DI Jan/21: -04 pontos base; 9,280%;
    S&P 500: -0,49%, aos 2.713 pontos.

    *Por volta das 15h02, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    Rafael Gad Passos Rafael Gad Passos

    Equipe Econômica

    Graduado em Administração de Empresas na ESPM. Possui certificação de Mercado de Ações (BMF&Bovespa). Possui experiência na área de análise do Banco Bradesco Investimentos e atualmente faz parte da equipe de Research da Guide Investimentos, com foco nas empresas do Ibovespa.

    243 visualizações

    relacionados

    Bitnami