Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Segundo Tempo: “Seletivo e Objetivo”

tags Intermediário

Introdução: No cenário internacional, bolsas de EUA e Europa seguem em alta, impulsionadas por bons dados de atividade americana e balanços do 3º tri. Hoje, os índices americanos voltam a renovar suas máximas, puxadas pelos papeis de tecnologia. Investidores atentos ao próximo presidente do Fed e notícias envolvendo Catalunha. Por aqui, o Ibovespa opera em alta. O mercado acompanha os leilões da 2ª e 3ª partilha e segue de olho nos avanços da Previdência. Para dólar e DIs, o dia é de baixa.


CENÁRIO EXTERNO: BOLSAS OPERAM COM GANHOS; PIB AMERICANO SURPREENDE.

Sinal verde…  O dia é agitado nos mercados externos. As bolsas, não só da Europa, mas também dos EUA, operam, em sua maioria, com ganhos nesta 6ª. Por sinal, é mais um dia de recordes dos índices americanos. Nasdaq, entre os principais destaques, avançava mais de 1,5%; enquanto S&P 500 e Dow Jones seguiam o mesmo rumo. Os resultados do 3º tri é, mais uma vez, o principal agente para puxar as ações para cima.

Falando de balanços, …  Destaques para os papéis de Tecnologia, que reportaram fortes números no trimestre. Amazon avançava mais de 11%, Alphabet (Google) e Intel subiam 6%, e Microsoft apresentava alta de 4%. Todos os resultados superando as expectativas dos analistas. Com isso, outros ativos do setor também foram favorecidos: Facebook avançava mais de 5%, enquanto Netflix tinha alta de 2%.

PIB surpreendente.  Do lado “macro”, o destaque era o PIB americano. A economia reportou um forte crescimento no 3º tri, superando a expectativa dos mercados. O PIB anualizado foi de 3%, enquanto o consenso esperava 2,6%. O resultado surpreendeu o mercado, visto que o país foi atingido pelos furações Harvey e Irma no período. Enfim, os dados americanos contribuem para o otimismo, prevendo uma economia mais forte. Corroboram, por tanto, as expectativas de juros americanos mais altos.

Falando de juros, e o FED?  Investidores seguem atentos à possível indicação do próximo presidente do Fed. Mais cedo, Bloomberg trouxe a informação de que Jerome Powell (atual diretor do Fed) seria o escolhido de Trump. Algo que “mexeu” com os mercados, e fez o dólar perder forças frente às moedas do G-10 e emergentes. Powell é visto pelo mercado como mais “dovish”. De qualquer forma, vale lembrar: Trump tomará uma decisão antes de sua viagem à Ásia, marcada para o dia 3 de novembro. Seguimos de olho.

Independência (?)… Em votação polêmica, o Parlamento da Catalunha anunciou sua independência do restante da Espanha. A decisão foi aprovada na assembleia regional, que conta com 135 membros, tendo 70 votos a favor, 10 contra e 2 em branco. Minutos depois, o senado da Espanha autorizou que o governo de Rajoy, primeiro ministro espanhol, controlasse a Catalunha diretamente de Madri. Agora, Mariano Rajoy deve convocar seu gabinete para adotar as medidas necessárias para governar a região.


BRASIL: IBOVESPA COM GANHOS; PREVIDÊNCIA E LEILÕES NO RADAR.

Recuperando o fôlego… Por aqui, o Ibovespa ganha forças. Os balanços do 3º tri e, ajustes de alguns papeis, são os direcionadores dos mercados locais. O índice, a vista, se sustenta acima dos 76 mil pontos, sustentado pelo setor de energia, em dia de ganhos do petróleo. Na outra ponta, mineradoras e siderúrgicas pressionam o índice, em dia de baixa do minério de ferro.

E a Previdência? Do lado político, investidores ficam atentos aos avanços das reformas estruturais do Congresso – em especial, a Previdência. Hoje foi a vez do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmar que é, sim, possível aprovar a reforma da Previdência. Assim como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o senador acredita na aprovação de, pelo menos, 3 principais destaques: (i) idade mínima para aposentadorias; (ii) regras de transição do regime antigo para o novo; (iii) diminuição das diferenças entre empregados dos setores público e privado.

Tasso vs Dória.  Tasso Jereissatti, presidente interino do partido, quer permanecer no cargo. Segundo Fernando Rodrigues, jornalista do Drive, Tasso só anunciará a intenção quando tiver viabilizado apoio para sair vitorioso sobre o outro candidato, o governador Marconi Perillo (GO). Aliás, Tasso tem se articulado entre os membros do PSDB. Desde o início dos atritos com João Doria, o senador tem classificado Alckmin como o favorito ao Planalto. Nos últimos dias, Tasso tem se encontrado com Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso.

Mais sobre os mercados…  O dólar, que vinha operando em alta, perdeu forças por aqui, refletindo o movimento do exterior. Ao redor das 15h, operava no campo negativo. No mercado de juros, os DIs ainda apresentam viés baixista. Os juros futuros, que hoje, seguem acompanhando o movimento da moeda americana.

 Rafael Gad Passos – Equipe Econômica


Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: +0,46%, aos 76.246 pontos;
Real/Dólar: -1,16%, cotado a R$3,259;
Dólar Index: +0,43%, 95,015;
DI Jan/21: -05 pontos base; 9,080%;
S&P 500: +0,79%, aos 2.580 pontos.


*Por volta das 15h18, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Ignácio Crespo Rey
[email protected]

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]os.com.br

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Rafael Gad Passos Rafael Gad Passos

Equipe Econômica

Graduado em Administração de Empresas na ESPM. Possui certificação de Mercado de Ações (BMF&Bovespa). Possui experiência na área de análise do Banco Bradesco Investimentos e atualmente faz parte da equipe de Research da Guide Investimentos, com foco nas empresas do Ibovespa.

447 visualizações

relacionados

Bitnami