Segundo Tempo: Dia calmo e adeus greve

tags Intermediário

Introdução: Dia segue morno no internacional, leve pressão negativa, bolsas europeias e americanas operam com modestas perdas. No front emergente, destaque negativo para Turquia que tem a lira se desvalorizando 2,13% e o CDS ganha 17pontos (+3,81%) aos 432 pontos. Argentina e África do Sul estão tendo um dia positivo com leve apreciação das moedas e diminuição modesta dos prêmios de risco. No Brasil o destaque ficou com a divulgação do IBC-Br de julho e da pesquisa eleitoral CNT-MDA. Bolsonaro lidera absoluto na pesquisa, com 28,2%, seguido de Fernando Haddad (17,6%).


CENÁRIO EXTERNO: DIA CALMO E APREENSIVO.

Mercados… As bolsas globais operam em moderada queda no inicio dessa tarde. O dólar, medido pelo DXY, perde sua força, recuando 0,46%. As commodities tem viés negativo, como por exemplo o açúcar que cai -3,74% . O petróleo (brent), em especial, oscila ao redor de US$78,74/barril. O índice VIX, que mede a volatilidade do mercado registra leve alta (0,49% por volta das 14:04).

Mixed feelings para emergentes… Destaque negativo para Turquia que tem a lira se desvalorizando 2,13% e o CDS ganha 17pontos (+3,81%) aos 432 pontos. Argentina e África do Sul estão tendo um dia positivo com leve apreciação das moedas e diminuição modesta dos prêmios de risco.


BRASIL: CHEIRO DE PESQUISA NOVA!

O capitão lidera no campo de batalha… Os resultados da pesquisa CNT/MDA, primeiro levantamento do instituto desconsiderando a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, confirmam Bolsonaro como líder na disputa eleitoral com 28,2% das intenções de voto no primeiro turno. Em segundo lugar, contando com 17,6% da preferência dos eleitores esta Fernando Haddad, seguido por Ciro Gomes com 10,8% e Alckmin com 6,1%. Marina despencou e agora tem 4,1% das intenções. No segundo turno Bolsonaro empata com Ciro e vence em todos os outros cenários.

E tem mais pesquisa… Saiu ontem a noite o levantamento de alta frequência do BTG/FSB, feito por telefone. Bolsonaro aparece com 33%. No segundo lugar aparece o candidato petista, Fernando Haddad, que deu o maior salto no levantamento BTG/FSB: de 8% para 16%. Haddad dobra sua participação após ter sido formalizado como candidato a presidente pelo PT, acabando com a indefinição sobre a participação do ex-presidente Lula na disputa. Em terceiro lugar vem Ciro (PDT) com 14%. Tanto Alckmin (6%) quanto Marina (5%) tiveram recuos importantes. Combinando essa pesquisa com o Datafolha, fica claro que existe uma tendência de Ciro e Haddad se consolidarem na disputa pelo segundo lugar. Enquanto os demais candidatos estão cada vez mais distantes de uma chance de irem ao segundo turno.

Expectativas… No relatório Focus divulgado hoje o mercado reviu para cima a expectativa para o IPCA, tanto de 2018 quanto para 2019. Para esse ano a mediana das expectativas ficou em 4,09% e para o ano que vem em 4,11%. No campo da atividade, as medianas, ficaram em 1,36% para 2018 e 2,50% para 2019.

Adeus greve… Destaque no campo macro doméstico foi o índice de atividade econômica do Banco Central, referente ao mês de julho. O índice avançou 0,6% na margem, após subir 3,4% no mês anterior, na série com ajuste sazonal. O resultado surpreendeu mediana das expectativas de mercado, segundo a Bloomberg (0,2%). Em relação ao mesmo mês de 2017, houve elevação de 2,6, ante 1,9% há um mês. O número indica que a economia brasileira expurgou o efeito negativo da greve dos caminhoneiros e confirma que a economia está crescendo, de forma errática, porém ascendente.

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: 0,94%, aos 76.037 pontos;
Real/Dólar: -0,21%, cotado a R$ 4,15;
Dólar Index: -0,46%, 94,50;
DI Jan/21: +3 pontos base, 9,90%;
S&P 500: -0,29% aos 2,906 pontos.

*Por volta das 13h50, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Candido
[email protected]

 

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Victor Cândido Victor Cândido

Economista

Mestrando em economia pela Universidade de Brasília - UnB. Já trabalhou no mercado financeiro na área de pesquisa e operações. Foi pesquisador do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. É formado em economia pela Universidade Federal de Viçosa.

134 visualizações

relacionados

Bitnami