Introdução: O dia segue mais positivo para as bolsas globais. O dólar opera sem fôlego ao redor do mundo, e commodities tem dia mais negativo. Nos EUA, destaque para os dados de inflação, que vieram em linha com o esperado pelo mercado. Por aqui, o Ibovespa avança, impulsionado pela alta da Vale, e siderúrgicas. Para o Dólar, o dia é de baixa. No mercado de juros, os DIs avançam, reflexo da piora do quadro fiscal.


CENÁRIO EXTERNO: DIA POSITIVO PARA AS BOLSAS GLOBAIS.

Mercados… O dólar opera próximo da estabilidade no exterior, e os juros das Treasuries avançam (10 anos ~2,85%). Para as commodities, o dia é mais negativo. O brent , exceção, avança, e oscila ao redor de US$74/barril. Nos EUA, Dow Jones e S&P 500 avançam. Na Europa, a sessão também deve terminar em alta. É, em suma, um dia mais positivo para ativos de risco nos mercados internacionais. 

Nos EUA: CPI… A inflação veio em linha com o esperado em junho: em 12 meses, passou de 2,8% para 2,9%. O chamado “núcleo” — medida considerada menos volátil — avançou para 2,3% (versus 2,2% de maio). Segue, portanto, a perspectiva de uma gradual aceleração da inflação americana. Importante: o “núcleo” é o principal indicador de avaliação do Fed.

E o Trump… Donald Trump, em reunião com membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse estar “radiante” com a decisão dos aliados. Isto porque os países membros da Otan concordaram em aumentar — consideravelmente — seus compromissos com os gastos de defesa. Segundo Trump, os aliados devem elevar seus gastos em mais de 33 bilhões de dólares. Lembrando: Trump vinha reforçando que o orçamento do grupo estava “injusto” com os EUA.


BRASIL: IBOVESPA AVANÇA; DÓLAR EM BAIXA.

Mercados… A bolsa avança, e opera acima dos 75 mil pontos. O dólar tem uma “pausa” na recente alta, e recua. O CDS de 5 anos, que mede a percepção de risco país, recua 1,9%; e operam ao redor de 247 pontos base, por volta das 15h. Os DIs, por outro lado, operam com ganhos, aumentando a inclinação da curva. O movimentos, no mercado de juros, é reflexo da piora do quadro fiscal brasileiro. Afinal, ontem, foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 e o texto não agradou os agentes de mercado. Falamos disto no Mercados Hoje.

Destaques do índice… Os papéis ligados ao setor de Mineração & Siderurgia são destaques de alta, em linha com a valorização do minério de ferro nos mercados internacionais. Vale, em especial, avança mais de 3%, em dia de alívio das disputas comerciais envolvendo EUA e China. Na outra ponta, as ações do setor de saúde — consideradas mais defensivas — segue em baixa.

PRB e eleições… Após reunião dos membros do PRB com o presidente da legenda, Marcos Pereira, o partido decidiu manter a pré-candidatura de Flávio Rocha, dono da rede de varejo Riachuelo, à Presidência da República na eleição de outubro. A decisão reitera o cenário atual: Flavio Rocha é o pré-candidato do PRB, mas Marcos Pereira ainda mantém conversas com outros partidos do chamado “centrão”. Afinal, há a possibilidade do partido apoiar outro nome nas eleições.

De malas prontas… Dos 741 dias de governo de Michel Temer, 43 foram utilizados para viagens ao exterior. Algo próximo de 6% dos dias de Temer. O presidente visitou 13 países. O destino mais frequente foi a Argentina, com 3 passagens. China, EUA, Paraguai e Portugal receberam 2 visitas cada país. Em julho, Temer ainda passará mais 6 dias fora. Cabo Verde, México e África do Sul serão os próximos destinos de Temer. Até o fim do ano, pode ir também a posses presidenciais na Colômbia e Paraguai, além do G20 na Argentina.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : +1,80%, aos 75.739 pontos;
    Real/Dólar: -0,17%, cotado a R$3,866;
    Dólar Index: +0,01%, 94,732;
    DI Jan/21: +09 pontos base; 9,270%;
    S&P 500: +0,83%, aos 2.797 pontos.

    *Por volta das 14h54, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
    Rafael Gad Passos Rafael Gad Passos

    Equipe Econômica

    Graduado em Administração de Empresas na ESPM. Possui certificação de Mercado de Ações (BMF&Bovespa). Possui experiência na área de análise do Banco Bradesco Investimentos e atualmente faz parte da equipe de Research da Guide Investimentos, com foco nas empresas do Ibovespa.

    93 visualizações

    relacionados

    Bitnami