Segundo Tempo: Cão que ladra não morde

tags Intermediário

Introdução: Dia segue positivo no cenário internacional: bolsas europeias e americanas operam com ganhos modesto; Commodities operam em alta; Emergentes estão tendo dia positivo, com destaque para Turquia e África do Sul. No Brasil, o destaque continua sendo o bom humor do mercado em relação à pesquisa Ibope de ontem; A bolsa sobe e o dólar cai em conjunto com o prêmio de risco medido pelo CDS; À noite tem Datafolha, todos de olho nas simulações de segundo turno; No final do dia tem decisão de juros do COPOM, acreditamos na estabilidade da taxa Selic em 6,5%a.a, pelo menos até o final deste ano.


CENÁRIO EXTERNO: DIA POSITIVO LÁ FORA PARA TODOS.

Mercados… As bolsas globais operam em leve alta no início dessa tarde. O dólar, medido pelo DXY, segue se desvalorizando e recua -0,18%. As commodities operam em alta com destaque para o açúcar e o trigo que avançam cerca de 1,70%. O preço do petróleo (brent) se mantém praticamente estável, por volta de 78,86/barril, com uma leve variação positiva de 0,06% até o momento. A volatilidade do mercado, medida pelo índice VIX, registra leve queda de -0,08%.

Keqiang reage a tarifaço… O grande destaque na agenda internacional foi a resposta do Premier chinês, Li Keqiang, ao aumento de tarifas impostas pelos EUA, que veio em forma de incentivos para o setor privado chinês. Além da promessa de abaixar a taxação e ampliar o financiamento, Keqiang afirmou que manteria a cotação da moeda nacional, o renminbi, estável. A reação do mercado a esta decisão, que vem se concretizando desde o seu anúncio, foi uma valorização de moedas dos países emergentes frente ao dólar acompanhada de uma alta no preço das commodities.

Emergentes respiram… Moedas emergentes tem valorização frente ao dólar reagindo à decisão do Premier chinês de não desvalorizar o renminbi. Destaque positivo para a Turquia e África do Sul que tiveram a valorização de suas moedas de 1,80% frente ao dólar. Peso argentino e real também apresentam valorizações importantes de cerca de 1%.

 


BRASIL: CÃO QUE LADRA NÃO MORDE.

Cão que ladra não morde… A pesquisa Ibope divulgada ontem à noite, tinha potencial de amargar a boca do mercado, dado o crescimento forte de Fernando Haddad em relação ao levantamento anterior (19% ante 8%). Mas, até agora (13:30) o mercado está digerindo bem os números (Ibovespa sobe 0,46% e o dólar cai mais de 1%) e não se deixou assustar. A polarização Bolsonaro e Haddad chegou antes do segundo turno. A contrapartida da polarização é o esvaziamento progressivo dos demais candidatos. Primeiro foi Marina. Agora é Alckmin. E Ciro também começa a escorregar.

O que importa é o segundo round… A boa digestão da pesquisa pelo mercado se deve ao fato de Bolsonaro estar ficando cada vez mais forte no segundo turno. Nos levantamentos anteriores, o capitão perdia em todos os cenários, exceto contra Haddad, onde empatavam dentro da margem de erro. Agora Bolsonaro empata com todos. O mercado gosta do cenário de segundo turno entre o Capitão e o Petista.

Tem mais pesquisa vindo por aí… Hoje à noite sai o Datafolha. Fernando Haddad deve também crescer bastante. O mais importante é ver se a tendência se consolida, com Bolsonaro liderando e Haddad em segundo. De olho também nos cenários de segundo turno.

Copom logo mais… Hoje à noite o Banco Central realiza o penúltimo COPOM do ano para decidir a taxa básica de juros da economia brasileira. Acreditamos que o BC deverá manter a taxa em 6,5% e sinalizar que deixará as futuras decisões em aberto. A taxa de juros deve ficar estável em 6,5% até o final de 2018 pelo menos.

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: 0,46%, aos 78.676 pontos;
Real/Dólar: -0,28%, cotado a R$ 4,13;
Dólar Index: -8 pontos base, 9,69%;
DI Jan/21: -2 pontos base, 9,80%;
S&P 500: 0,13% aos 2,902 pontos.

*Por volta das 13h00, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Candido
[email protected]

 

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Victor Cândido Victor Cândido

Economista

Mestrando em economia pela Universidade de Brasília - UnB. Já trabalhou no mercado financeiro na área de pesquisa e operações. Foi pesquisador do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. É formado em economia pela Universidade Federal de Viçosa.

165 visualizações

relacionados

Bitnami