Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Mercados Hoje: Todos dentro (da reforma)

tags Intermediário

Introdução: Bolsas asiáticas tiveram sessões positivas; Na Europa, os índices de mercado operam sem direções claras, seguindo divulgação dos dados do PIB europeu do 4T; Nos Estados Unidos, o futuro do S&P opera no verde, sinalizando que NY deve manter tendência altista das sessões de ontem, refletindo o comunicado do FED. No Brasil, liberação de novos detalhes da nova reforma da previdência é destaque no noticiário.


CENÁRIO EXTERNO: CONFIRMANDO AS BAIXAS EXPECTATIVAS (NA UE)

Mercados… Bolsas asiáticas têm sessões positivas. Na China, o Índice de Shanghai avançou 0,35%, acompanhado de uma alta de 1,08% do índice Hang Seng, em Hong Kong. Em Tóquio, o Nikkei se valorizou em 1,06%. Na Europa, os índices de mercado operam sem direções claras seguindo divulgação dos dados do PIB do 4T. O FTSE londrino tem alta de 0,42% enquanto o FTSE MIB milanês recua 0,72%. Nos Estados Unidos, o futuro do S&P opera no verde, sinalizando que NY deve manter tendência altista das sessões de ontem.

Nos EUA: FOMC… Após o FOMC optar pela decisão da manutenção da meta da taxa de juros americana, o presidente do Fed, Jerome Powell, reafirmou que o Banco Central seguirá “paciente” e atento aos indicadores econômicos ao definir os próximos movimentos da taxa de juros americana. Adicionalmente, Powell sinalizou flexibilidade na trajetória do Fed pela normalização do seu balanço. Repercutindo às declarações, bolsas de NY ampliaram ganhos, os yields das treasuries caíram e o dólar perdeu força.

Até quando não sabemos… Fato é, que o nível atual de pressão advinda do mercado de trabalho pressionado, bem como a resiliência dos núcleos de inflação, indicam que o Fed não poderá manter essa dinâmica de pausa por muito tempo. Caso os dados de atividade econômica continuem demonstrando resiliência, o Fed não poderá manter esse plano de voo, e a dinâmica de juros terá que voltar a ser altista.

PIB da UE em linha…  Os dados preliminares do PIB da Zona do Euro vieram em linha com as expectativas de mercado, registrando um avanço de 0,2% no último trimestre de 2018. O ritmo de crescimento da economia Europeia desacelerou no segundo semestre de 2018, e fechou o ano com uma alta acumulada de 1,8% – o menor nível registrado desde 2014.

Por país…  Os destaques positivos do bloco foram os números de França e Espanha, cujos crescimentos superaram as expectativas dos analistas no 4º trimestre. Na outra ponta, a economia italiana apresenta uma contração pelo segundo trimestre consecutivo e já entra, tecnicamente, em recessão. Segundo especialistas, o ritmo de crescimento atual não será o suficiente para manter uma expansão no mercado de trabalho europeu assim como não proporciona um crescimento das pressões inflacionárias, o que potencialmente seria um problema para o Banco Central Europeu.

PMI Chinês supera expectativas… O PMI (índice de gerentes de compras) industrial chinês subiu de 49,4 em dezembro para 49,5 em janeiro, superando as expectativas de mercado, que previam um resultado de 49,2. Uma leitura abaixo de 50,0 aponta que o setor ainda se encontra em terreno contracionista, o que reforça o quadro atual de contração do ritmo de crescimento da economia chinesa.

Na agenda… Não há indicadores relevantes à serem divulgados hoje, reflexo de atrasos gerados pelo shutdown do governo americano.


BRASIL: TODOS DENTRO (DA REFORMA)

Todos dentro… O secretário da Previdência, Rogério Marinho, disse na noite desta quarta-feira que, por determinação do presidente Jair Bolsonaro, todos os segmentos da sociedade serão incluídos na reforma previdenciária e que os militares também vão “entrar no processo”.

Fim do mês… O secretário também afirmou que o projeto do governo para a reforma da previdência será apresentado ao final do mês.

Tão ruim que estou dentro… Um dos fatos mais interessantes é o movimento que os governadores vem fazendo de oferecerem apoio a reforma da previdência. Algo que não existiu quando Temer e equipe propuseram a reforma ao final de 2016. Segundo Marinho, governadores de pelo menos oito estados já se dirigiram a Brasília para oferecer apoio à reforma e expor a situação fiscal dos seus estados.

Piorou demais… As finanças públicas se deterioraram e também teve uma deterioração gradativa dos serviços públicos. Governadores passaram a ser gestores de folha de pagamento.

STF no ajuste fiscal… Marcado para 27 de fevereiro no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento de oito ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) contra dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) poderá ajudar os governos estaduais a iniciar o ajuste fiscal, acredita o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

Fast track previdenciário… Marinho disse ainda esperar que a proposta seja aprovada nas duas casas, Câmara e Senado, antes do recesso parlamentar de julho. Em entrevista ao Broadcast.

Capitalização para todos (todos mesmo)… O sistema de capitalização na Previdência Social – modelo no qual o trabalhador poupa numa conta individual para a sua aposentadoria e que deve constar da proposta de reforma, que será apresentada ao final do mês.

Agenda… O destaque do dia fica com o resultado nominal do setor público consolidado, e com a divulgação da taxa de desemprego (PNADC).

E os mercados hoje? O interregno benigno no noticiário global continua promovendo maior aversão ao risco. O prêmio de risco brasileiro, medido pelo CDS de 5 anos, recua -0,83% aos 168 pontos. Vemos um dia positivo em todos os mercados: câmbio, bolsa e juros.

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: +1,42%, aos 96.996 pontos;
Real/Dólar: -1,20%, cotado a R$ 3,6804;
Dólar Index: -0,50%, 95.340;
DI Jan/21: +0,03 pontos base, 7,140%;
S&P 500: +1,55% aos 2.681 pontos

*Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.


Victor Candido – Economista


Jornais:

Folha de São Paulo
– 3,5 milhões no país vivem em áreas com barragens em risco
– Onyx diz que desastre tem de chegar ao CPF de alguém
– Oposicionista espera ajuda humanitária do Brasil
– Bolsonaro incluirá militar em reforma, afirma secretário

O Estado de São Paulo
– Multa máxima de agência a mineradoras é de R$ 3,2 mil
– Empregador deve contribuir com 8,5% na capitalização
– Símbolo de desvios na Petrobras, Pasadena é vendida
– Assessores da Alerj atuaram na defesa dos Bolsonaro

Valor Econômico
– Vale vai antecipar indenizações
– Estado e municípios perderão recursos
– STF pode liberar Estados a cortar salários do funcionalismo
– Para ampliar crédito, CEF lançará títulos

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Candido
[email protected]

 

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Victor Candido Victor Candido

Economista

Mestrando em economia pela Universidade de Brasília - UnB. Já trabalhou no mercado financeiro na área de pesquisa e operações. Foi pesquisador do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. É formado em economia pela Universidade Federal de Viçosa.

226 visualizações

relacionados

Bitnami