Mercados Hoje: Ruídos de campanha

tags Intermediário

Introdução: Pregões mistos na Ásia; Na Europa, mercado segue negativo com notícias ruins do front fiscal italiano; Emergentes veem seus prêmios de risco caindo; Dia de aversão ao risco lá fora; Guerra comercial ganha um novo capítulo, agora monetário; No Brasil, Bolsonaro sinaliza que reforma da previdência poderá ser mais gradual; Paulo Guedes começa a arrebanhar executivos para uma eventual equipe econômica; Grandes partidos começam a escolher quem irá receber apoio no segundo turno.


CENÁRIO EXTERNO: EUA AMEAÇA REINO UNIDO; DESVALORIZAÇÃO DO RENMINBI PREOCUPA AMERICANOS

Mercados Globais: Na Ásia as seções foram mistas. Destaque para a KOSPI da Coreia, que caiu -1,12% em volta de feriado. Hong Kong teve uma seção bem. As bolsas Europeias estão no vermelho, com o índice STOXX 600 recuando -0,20% até o moment. Da mesma forma, do outro lado do oceano atlântico o futuro do S&P 500 retrai -0,14%. Em contrapartida, emergentes tem dia positivo, o prêmio de risco (CDS de 5 anos) fecha em nessas nações e as moedas nacionais se valorizam frente ao dólar. Destaque para a lira turca 0,40% a 6,07/USD e para o peso Argentino 1,00% a 37,12/USD.

Sem exceções… No cenário internacional, o governo americano mais uma vez usa sua posição de poder para levar vantagem em negociações com seus aliados. Assim como a imposição de tarifas sobre importações do Canadá e do México precedeu as negociações do novo acordo de comércio entre os países, a mais nova ameaça recai sobre o Reino Unido, que tenta ser readmitido no Acordo de Compras Governamentais uma vez que deixará de ser membro após o Brexit. Representantes dos Estados Unidos afirmaram que a participação deve ser revisada. Se a readmissão for negada, as companhias britânicas perdem acesso a um mercado de US$ 1,7 bilhões. Apesar disso, a libra esterlina se valoriza frente ao dólar até o momento, refletindo notícias de progresso nas discussões do Brexit.

No limite… Na frente da guerra comercial Sino-Americana também houve atrito. O governo americano através de Steven Mnuchin, Secretário do Tesouro Americano, afirmou que a desvalorização do renminbi está sendo monitorada de perto. Ele disse que apesar de entender que a desvalorização ocorre por diversos fatores da economia chinesa, garante que para que as partes entrem em acordo não podem haver indícios de que os chineses estão usando essa desvalorização como meio de obter vantagem competitiva.

 


BRASIL: RUÍDOS BOLSONARISTAS

Ruídos… O coordenador político da campanha de Jair Bolsonaro (PSL) o deputado Onyx Lorenzoni disse que Jair Bolsonaro é contra à proposta de reforma apresentada pelo governo Temer.

Primeira briga do namoro… Fato é que o mercado está em um namoro com Bolsonaro e Paulo Guedes, e muitos acreditavam que a reforma de Temer poderia avançar ainda em 2018, no eventual cenário de vitória de Bolsonaro. A fala de Lorenzoni pode ser interpretada ou como um simples ruído advindo da dissonância de opiniões que o núcleo da campanha tem mostrado ou é realmente a expressão de um desejo de Bolsonaro.

Com a palavra o “mito”… Em entrevista a Rosa Riscala o próprio Bolsonaro disse que não mexeria no setor de exploração da Petrobrás e nem da parte de geração da Eletrobrás. E disse que a reforma da previdência tem que ser feita de forma gradual. O corporativismo também estará protegido, Bolsonaro confirmou que as polícias e as forças armadas terão um tratamento previdenciário diferenciado.

In Guedes we trust… Um grande número de executivos do mercado financeiro podem acompanhar Paulo Guedes em uma eventual equipe econômica de Jair Bolsonaro, segundo o Estadão os nomes seriam: Paulo Guimarães (Brasil Plural), Alexandre Bettamio (BofA Merrill Linch), Roberto Campos Neto (Santander), João Cox Neto (TIM) e Salim Mattar (Localiza).

Neutralidade com naturalidade… O PSDB decidiu por não apoiar ninguém no segundo turno. O PSB fechou com o PT, porém deixou Márcio França, candidato ao governo de São Paulo, livre para fazer qualquer tipo de aliança para o segundo turno. O NOVO também está neutro, porém tende para o lado de Bolsonaro, Romeu Zema que está no segundo turno em Minas Gerais é um dos grandes beneficiados pela onda Bolsonarista.

Hoje tem pesquisa… Às 19h será divulgado um novo levantamento Datafolha, a primeira pesquisa de grande porte com os cenários de segundo turno.

Agenda de pesquisas… Na quinta feira (11/10) sai a pesquisa Ipespe, na madrugada de domingo para segunda tem a da FSB. Ibope divulgará seu levantamento de segundo turno no próximo dia 15/10.

E os mercados hoje? O risco país, medido pelo CDS de 5 anos, sobe 1,81% aos 222 pontos. Com os mercados lá fora operando levemente no terreno negativo, somada as declarações de Jair Bolsonaro e a expectativa da primeira pesquisa Datafolha, os mercados devem operar na ponta negativa por aqui.

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: +0,00%, aos 86.087 pontos;
Real/Dólar: -1,72%, cotado a R$3,714;
Dólar Index: -0,10%, 95,668;
DI Jan/21: -25 pontos base, 8,640%;
S&P 500: +0,14% aos 2.860 pontos.

Fonte: Bloomberg. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg. *valores referentes à sessão do dia 27/09.


EMPRESAS:

MRV: Prévia Operacional do 3º tri
Impacto: Marginalmente Negativo.

Victor Candido – Economista


Jornais:

Folha de São Paulo
– Alckmin insinua que Doria é traidor, e clima no PSDB piora
– Sudeste tem 17 milhões de votos a serem conquistados
– Paulo Guedes é investigado sob suspeita de fraude
– PT resiste a listar nomes de eventual equipe econômica

O Estado de São Paulo
– Generais ganham espaço e formulam planos de Bolsonaro
– Emissários de Haddad sondam chefes militares
– Venezuela é pressionada a explicar morte de opositor
– Criança fica 2 dias em vala após acidente

O Globo
– Jaques Wagner negocia frente com FH, Ciro e Marina
– Bebianno: “Vamos triplicar a aposta no antipetismo”
– Alckmin insinua traição de Doria em reunião do PSDB
– Witzel ameaça dar voz de prisão a Paes, que pede respeito

Valor Econômico
– PT teve mais votos nas áreas violentas
– Anfavea vê falta de clareza em propostas
– Transtorno põe biometria na berlinda
– Trump quer comércio eletrônico sem tarifas

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Candido
[email protected]

 

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Victor Cândido Victor Cândido

Economista

Mestrando em economia pela Universidade de Brasília - UnB. Já trabalhou no mercado financeiro na área de pesquisa e operações. Foi pesquisador do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. É formado em economia pela Universidade Federal de Viçosa.

107 visualizações

relacionados

Bitnami