Mercados Hoje: Privatizar não…

tags Intermediário

Introdução: Mercado asiático fecha em alta; Na Europa, principais índices de mercado iniciam o dia em queda; Theresa May encontra líderes da UE em nova cúpula do Brexit; Donald Trump segue revelando descontentamento com o FED; No Brasil, plenário do Senado rejeita projeto de lei que viabiliza privatização de distribuidoras da Eletrobras; Na frente eleitoral, a equipe de Jair Bolsonaro tenta informar sobre planos de início de governo; Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE revela crescimento do setor maior do que esperado pelo mercado;


INTERNACIONAL: BREXIT E FED, CONFUSÃO A VISTA…

Mercados Globais: Bolsas na Europa iniciam sessão em queda, após bolsas asiáticas fecharem com ganhos. Nos EUA, o futuro da S&P opera em baixa de -0,34%. O dólar ganha força frente aos seus principais peers, subindo 0,17%. Os preços das commodities tem viés misto. Para os emergentes, o dia começa positivo, com a queda do CDS de 5 anos do Brasil, Turquia, e África do Sul.

A esperança é a última que morre… Hoje à noite ocorre mais uma reunião cúpula do Brexit. Michel Barnier, um dos principais negociadores do tema, declarou que estaria disposto a conceder uma extensão de um ano ao período de transição da saída do Reino Unido da União Europeia. Na cúpula, a Primeira Ministra Britânica, Theresa May, deve informar os líderes da UE sobre sua posição, e estes então devem analisá-la entre eles durante o jantar. No entanto, apesar da pressão e incerteza envolvidas na busca de uma resolução, a libra esterlina se mantém estável por hora.

Maior ameaça… Na noite desta terça-feira o presidente americano, Donald Trump, voltou a criticar o banco central do país, alegando que a rapidez com que o Fed vem subindo a taxa de juros é a “maior ameaça” a economia americana. Apesar das palavras fortes, o descontentamento do presidente não teve grande repercussão no mercado americano, que teve sua maior sessão de alta desde março. Além disto, uma nova alta da taxa de juros é esperada ainda em dezembro deste ano.


BRASIL: PRIVATIZAR NÃO…

Privatizar não… Ontem o plenário do Senado rejeitou. por 34 votos a 18, o projeto de lei que viabiliza a privatização das distribuidoras da Eletrobras. O resultado da votação coloca a estatal em uma situação bastante complicada. Inclusive algumas operações de distribuição da estatal podem ser até mesmo liquidadas, como a Amazonas Distribuidora. A Petrobrás é umas da prejudicadas, uma vez que a Amazonas energia tinha uma dívida de mais de R$17 bilhões com a petrolífera, que agora pode ver seu crédito “micar’, uma vez que a devedora pode ser dissolvida pela Eletrobrás. Venceu o corporativismo em detrimento do bom senso econômico.

Reformas iniciais… A equipe de Jair Bolsonaro (PSL) tem se esforçado em melhorar a sua comunicação sobre o que fará logo de cara no início do governo. Ontem o Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), filho de Jair Bolsonaro, afirmou que um eventual governo de seu pai aproveitará os primeiros meses para tocar a pauta econômica no congresso. O deputado destacou que a reforma tributária e previdenciária serão prioridades.

Cavalo de pau aqui não… Bolsonaro (PSL) disse que ainda não tem uma solução pronta para a economia, porém, disse que não haverá – nas palavras do Deputado – um cavalo de pau.

Reforma da previdência esse ano? Talvez não… O resultado de ontem na questão da eletrobrás, que não precisava de maioria qualificada, mostra o quão difícil será o avanço de agendas pró mercado ainda neste fim de ano. No caso da reforma da previdência, a questão é ainda mais complicada, uma vez que seria preciso uma votação com maioria qualificada.

Acima do esperado… Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, a receita real do setor teve crescimento de 1,2% MoM em agosto, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês de 2017, houve alta de 1,5%. Após recuo em julho, o dado de agosto mostrou recuperação do setor: o volume de serviços superou o nível de abril, anterior à greve dos caminhoneiros. Em relação à média do segundo trimestre, o volume de receita médio de julho e agosto representa alta de 0,6%. Em geral, os dados da PMS de agosto surpreenderam positivamente, embora parte relevante do crescimento tenha sido concentrado no setor de transportes; há ainda dificuldade da maior parte das categorias em mostrar indícios de recuperação. O desempenho fraco da indústria, somado com a vagarosa dinâmica do mercado de trabalho, indicam que o setor de serviços deve continuar crescendo lentamente em 2018.

E os mercados hoje? O dia lá fora promete ser levemente negativo, o risco país continua caindo, recuando -1% aos 212 pontos, além do dia bastante positivo ontem. Acreditamos que hoje o dia pode ser levemente negativo, refletindo as notícias da Eletrobrás e uma possível realização de lucros.

 

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: +2,83%, aos 85.718 pontos;
Real/Dólar: -0,32%, cotado a R$3,724;
Dólar Index: -0,01%, 95,048;
DI Jan/21: -11 pontos base, 8,450%;
S&P 500: +2,15% aos 2.810 pontos.

Fonte: Bloomberg. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg. *valores referentes à sessão do dia 27/09.


EMPRESAS:

Tenda: Prévia Operacional do 3º tri.
Impacto: Marginalmente Positivo.

Victor Candido – Economista


Jornais:

Folha de São Paulo
– Ataque de Cid Gomes põe em xeque frente contra Bolsonaro
– Polícia Federal indicia Temer no inquérito dos portos
– Venezuela afirma ter repatriado, em 2 meses, 6.389 que viviam no Brasil
– Marcelo Coelho: Será que repúdio a um extremista fere o apartidarismo?

O Estado de São Paulo
– Bolsonaro quer setor privado em projetos de infraestrutura
– Críticas de Cid ampliam isolamento do PT no 2º turno
– PF indicia Temer e pede a prisão do coronel Lima
– Eleito, general lança filho de Bolsonaro para presidir Câmara

O Globo
– PGR vai se opor a projeto de Bolsonaro para segurança
– PT agora nega busca por “frente democrática”
– Ruralistas vão sugerir nome para Agricultura ao PSL
– PF indicia Temer e filha por corrupção e lavagem de dinheiro

Valor Econômico
– Stone ignora eleição e atrai Buffett para IPO bilionário
– Senado rejeita privatização de distribuidora da Eletrobras
– Um “balcão único” para o licenciamento
– PF indicia Temer por corrupção e mais dois crimes

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Candido
[email protected]

 

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Victor Cândido Victor Cândido

Economista

Mestrando em economia pela Universidade de Brasília - UnB. Já trabalhou no mercado financeiro na área de pesquisa e operações. Foi pesquisador do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. É formado em economia pela Universidade Federal de Viçosa.

186 visualizações

relacionados

Bitnami