Mercados Hoje: Primeiras Impressões

tags Intermediário

Introdução: Bolsas asiáticas operaram com perdas. O índice de Shanghai recuou 1,2% e o Nikkei, em Tóquio, caiu 0,7%. Na Europa, sessões abrem no vermelho. O STOXX 600 recua 0,3% até o momento. Nos EUA, o futuro do S&P sinaliza um dia mais fraco para NY na volta do feriado. As atenções do mercado se voltam à abertura do Fórum Econômico Mundial. No Brasil, discurso de Bolsonaro deve ditar movimentação do índice.


CENÁRIO EXTERNO: DAVOS EM FOCO

Mercados… Bolsas asiáticas operaram com perdas. O índice de Shanghai recuou 1,2% e o Nikkei, em Tóquio, caiu 0,7%. Na Europa, sessões abrem no vermelho. O STOXX 600 recua 0,3% até o momento. Nos EUA, o futuro do S&P sinaliza um dia mais fraco em NY, na volta do feriado.

Plano B… O anúncio da nova estratégia de Theresa May para firmar um acordo pelo Brexit não agradou ao Parlamento. A reação da oposição seguiu a mesma linha do que foi visto na última votação: a descrença de que May consiga fazer qualquer alteração relevante ao Plano inicial. A proposta é centrada em renegociar as medidas de prevenção do fechamento da fronteira com a Irlanda – termo que as autoridades da UE garantiram que não será alterado.

Revisando para baixo… O Fundo Monetário Internacional reduziu suas expectativas em torno do crescimento da economia global. Para 2019 e 2020, as projeções de crescimento ficaram entorno de 3,5% e 3,6%, respectivamente, abaixo dos 3,7% previstos para ambos os períodos em outubro. Comentamos os dados mais a fundo no nosso Flash Macro.

Na agenda… O destaque da agenda internacional é a abertura do Fórum Econômico Mundial.


BRASIL: PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Ponto de interesse… O Presidente Bolsonaro fará seu tão esperado discurso em Davos nesta tarde (15h30). O foco do mercado ficará em torno da sua fala sobre a reforma da Previdência, onde Bolsonaro defenderá a importância da medida para a saúde fiscal brasileira. No entanto, existem sinalizações de que Bolsonaro ficará devendo detalhes sobre a reforma da previdência.

Curto e liberal… O discurso de Bolsonaro deve durar de 10 a 20 minutos e deve abordar, além da questão da Previdência, a necessidade de se fazer comércio “sem viés ideológico” e a importância da aceleração da agenda de privatizações e de redução do tamanho do estado.

Prazo (cirurgicamente) determinado… Assim que retornar de Davos, Bolsonaro irá se internar no próximo dia 28 no hospital Albert Einstein para realizar a cirurgia que irá reconectar seu intestino e assim, retirar a bolsa de colostomia. A intenção do Presidente é bater o martelo sobre o tema da Previdência antes de fazer a cirurgia.

Agenda… Não existem indicadores macroeconômicos relevantes a serem divulgados hoje.

E os mercados hoje? O dia lá fora tem inicio fraco para ativos de risco, enquanto conflitos políticos pontuais seguem pressionando mercados. No Brasil, discurso de Bolsonaro deve balançar o mercado. Por ora, o CDS de 5 anos – medida de risco-país brasileiro – opera próximo à estabilidade.

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: -0,09%, aos 96.009 pontos;
Real/Dólar: +0,16%, cotado a R$ 3,7602;
Dólar Index: +0,00%, 96,336;
DI Jan/21: +0,00 pontos base, 7,340%;
S&P 500: +1,32% aos 2.670 pontos.

*Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.


Victor Candido – Economista


Jornais:

Folha de São Paulo
– Flávio acumulou bens antes de se tornar empresário
– Discurso do presidente em Davos é incógnita
– Goiás é o 7º estado com as contas em calamidade
– Mourão defende ampliar contribuição de militares

O Estado de São Paulo
– Investidor estrangeiro vê risco para reforma no Congresso
– Flávio é investigado pelo MP por improbidade
– Ex-atleta diz ter pago em dinheiro
– Chavismo prende 27 militares que se rebelaram

Valor Econômico
– Reforma inclui aumento da contribuição dos servidores
– Bolsonaro espera queda de Maduro
– Meirelles acena com benefício fiscal para GM
– ‘AL está cada vez menos populista’

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Candido
[email protected]

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Luis Gustavo Pereira Luis Gustavo Pereira

Estrategista

Graduado em Administração de Empresas pela ESPM, com pós-graduação em Economia e Setor Financeiro pela USP e MBA em Finanças pelo INSPER. Tem mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro. Atualmente, é o estrategista da Guide Investimentos.

364 visualizações

relacionados

Bitnami