Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Mercados Hoje: Precisando ver para crer

Introdução:

Internacional
• Bolsas internacionais iniciam o dia próximas à estabilidade;
• Expectativa em torno da reunião do BCE amanhã promove cautela nos mercados;
• Inflação ao produtor (PPI) de agosto nos EUA sai às 9h30.

Brasil
• Bolsa local deve seguir reagindo ao exterior;
• Nova lei das telecoms deve ser votada hoje;
• Governo sinaliza que vai revelar a sua versão da reforma tributária amanhã;
• Rodrigo Maia pleiteia pelo enfraquecimento da PEC que diminui o escopo do foro privilegiado;
• O IBGE divulga os dados das vendas no varejo de julho, às 9h.


CENÁRIO EXTERNO: PRECISANDO VER PARA CRER

Mercados… Mercados asiáticos registraram mais um dia de sessões sem direção única. Bolsas de Tóquio (+1,0%) e Hong Kong (1,8%) avançaram, enquanto em Shanghai o mercado registrou leve desvalorização (-0,4%). Na Europa, índices de mercado iniciaram o dia com valorizações moderadas. O índice pan-europeu, STOXX 600, avança 0,5% até o momento. Em NY, futuros operam próximos a estabilidade, e o dólar (DXY) mantem movimento de valorização contra seus principais pares. Em relação às commodities, ativos mantêm a tendência de alta após anúncio de estímulos da China. O petróleo (Brent crude) sobe 0,7%, negociado por volta dos US$ 62,80/barril.

Precisando ver para crer… As bolsas internacionais operam estáveis, as vésperas do anúncio de decisão de política monetária do Banco Central Europeu. Ontem, a notícia de que a China deve aceitar um aumento das compras de produtos agrícolas americanos, com intuito de oferecer um acordo mais vantajoso para os EUA no início de outubro, forneceu fôlego extra aos mercados. Apesar disso, hoje vai se mantendo um ambiente de maior cautela, com investidores céticos a respeito do tamanho do pacote de estímulos que será divulgado amanhã por Mario Draghi. Relatos de última hora chegaram a sugerir que pode ser divulgado um amplo programa de recompra de ativos (conhecido como Quantitative Easing ou QE), alimentando a preocupação sobre a efetividade que apenas um novo corte da taxa de juros terá em impulsionar a economia do bloco.

Testando a polêmica… A reunião de amanhã trará de volta a discussão de se os bancos centrais estariam esgotando a sua capacidade de estímulo, principalmente em países com taxa de juros negativas, como é o caso na Zona do Euro. Ainda é cedo para definir que este é o caso, mas a reação do mercado após a reunião do comitê de Mario Draghi amanhã deve conter novas pistas sobre a direção que as expectativas tomando nesta frente.

Na agenda… Nos EUA, às 9h30, sai a inflação ao produtor (PPI) de agosto, que deve avançar 0,1%, seguindo um alta de 0,2% em julho. Mais tarde, a divulgação das reservas de petróleo do Departamento de Energia dos EUA pode mexer com o preço da commodity.


BRASIL: TRIBUTÁRIA DO GOVERNO TRAZ POLÊMICAS

CCT deve votar parecer do Marco Legal do Telecom… A votação na Comissão de Ciência e Tecnóloga estava marcada para ontem (10), mas a relatora do projeto, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), apresentou uma nova versão do seu parecer, atrasando o trâmite da proposta por mais um dia. A expectativa é que o projeto, que deve aliviar a difícil situação financeira da Oi, seja provado hoje na comissão e depois siga para a sua apreciação em plenário.

Guedes deve apresentar sua versão da tributária amanhã… A proposta de reforma do governo está pronta a mais de um mês, mas só agora era será revelada. Guedes passou agosto tenteando reverter a impopularidade da nova CPMF, que terá alíquota de 0,4% e incide sobre todos os saques, depósitos, pagamentos em credito e debito no Brasil. O governo pretende usar novo imposto sobre pagamentos para financiar o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). O novo tributo deve substituir a tributação sobre a folha de pagamento, uma mediada para gerar empregos, além do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Propostas do Legislativo… A Câmara e o Senado já apresentaram suas propostas. Nenhuma das duas prevê uma nova taxa sobre transações financeiras. O projeto dos deputados já passou pela CCJ da casa e agora está sendo discutida pela Comissão Especial. A proposta dos senadores se encontra na CCJ do Senado e deve ser enviada à Câmara, quando o seu parecer for aprovado, para ser incorporada dentro do projeto dos deputados.

Recepção no Legislativo… Tudo indica que ainda existe resistência a uma nova cobrança sobre transações entre os parlamentares. Caso os deputados rejeitem o novo tributo, ele será removido durante a incorporação do projeto dentro às demais propostas através de um parecer. O fato que o tributo deve ser usado para financiar o programa MCMV pode gerara apoio entre os partidos de esquerda, que agora terão que decidir se preferem financiar as casas para o público de baixa renda ou entregar outra derrota para o governo.

Maia busca enfraquecer PEC do foro privilegiado… A proposta busca limitar a proteção judicial especial, que garante competência penal exclusiva das instâncias superiores, para certos servidores públicos. Com o novo projeto, só os presidentes da República, Câmara, Senado e STF teriam esse direito. Na pratica, a proposta evitaria que políticos sejam julgados diretamente pelo STF, que tende a proferir decisões mais favoráveis aos réus. Mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende o enfraquecimento da PEC através de uma emenda que impediria que magistrados de primeira instância determinem a prisão, quebra de sigilo bancário ou telefônico, ou processo de busca e apreensão contra políticos.

Na agenda… O destaque da agenda doméstica de hoje será divulgação dos dados de julhos das vendas do varejo (9h) pelo IBGE.

E os mercados hoje? Lá fora, bolsas iniciam o dia próximas a estabilidade, com investidores mais cautelosos as vésperas da reunião de política do BCE. No Brasil, o Ibovespa deve continuar reagindo ao exterior, condicionado também ao noticiário corporativo interno – grande responsável pelo pior desempenho na sessão de ontem. Por isso, esperamos mais um dia de viés neutro, sem grandes oscilações do índice, no mercado acionário local.

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: -0,14%, aos 103.032 pontos;
Real/Dólar: -0,37%, cotado a R$ 4,082;
Dólar Index: +0,05%, cotado a 98,326;
DI Jan/21: +01pontos base, 5,350%;
S&P 500: +0,03% aos 2.979 pontos.

*Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.


Jornais:

Folha de São Paulo
– Assassinatos caem 10% em 2018, mas polícia mata mais
– Trump demite assessor de segurança linha-dura
– Governo planeja criar imposto de 0,4% sobre saques e depósitos
– Carlos diz ter sido mal interpretado e nega aval a ditadura

O Estado de São Paulo
– Mourão e Congresso rebatem Carlos e defendem democracia
– Sem dinheiro, governo vai usar FGTS no Minha Casa
– Moro manda PF investigar ‘caso Hélio Negão’
– Homicídio cai 10%; letalidade da polícia sobe 20%

Valor Econômico
– Avanço da Amazon agita varejo eletrônico no país
– China ‘exporta’ deflação até para o Brasil
– Um banco para o setor de defesa
– ‘O smartphone de rodas não é para todos’

O Globo
– Congresso e Mourão reagem a Carlos e exaltam democracia
– Homicídios caem; mortes em ações da polícia sobem
– Governo quer aprovar já união de PIS e Cofins
– Trump demite Bolton, assessor linha-dura

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Beyruti Guglielmi
[email protected]

 

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
187 visualizações

relacionados

Bitnami