Mercados Hoje: Leve turbulência à frente

tags Intermediário

Introdução: Bolsas asiáticas tem sessão negativa, repercutindo desaceleração de preços na China e incerteza sobre shutdown nos Estados Unidos. Na Europa, bolsas operam em terreno negativo pela manhã. Nos Estados Unidos, o futuro do S&P já apresenta perdas, sinalizando sessão mais fraca pela frente. Na frente das commodities, ativos iniciam o dia sem direções claras. No Brasil, mercado segue na expectativa da divulgação de novos desenvolvimentos ao redor da reforma da previdência.


CENÁRIO EXTERNO: LEVE TURBULÊNCIA À FRENTE

Mercados… Bolsas asiáticas tem sessão negativa, repercutindo desaceleração de preços na china e incerteza sobre shutdown nos Estados Unidos. O índice de Shanghai recuou 0,36% e o Nikkei japonês, 1,29%. Na Europa, bolsas operam em terreno negativo pela manhã. O STOXX 600 cai 0,67% até o momento. Nos Estados Unidos, o futuro do S&P já apresenta perdas, sinalizando sessão mais fraca pela frente. Na frente das commodities, ativos iniciam o dia sem direções claras.

Preços em queda… Os índices de preço chineses, divulgados ontem à noite, registraram uma forte desaceleração em dezembro. O CPI, que mede os preços aos consumidores, subiu ao menor ritmo dos últimos 6 meses – 1,9% na comparação interanual. No mesmo período, o PPI, que mede os preços aos produtores, teve um acréscimo de 0,9% em relação a dezembro de 2017, menor aumento dos últimos 2 anos. Estes resultados corroboram com outros indicadores como encomendas à indústria, vendas nos varejo e exportações, que também apontam para arrefecimento da economia chinesa. O maior temor dos investidores em relação a essa leitura é o risco de deflação, uma vez que uma queda nos preços tem potencial de prejudicar o faturamento das companhias, o que consequentemente reduz a capacidade de pagamento de dívidas.

Sem conversa… A paralisação parcial do governo americano já perdura pelo 20º dia. Ontem ao fim da tarde, Donald Trump se reuniu com os líderes do Congresso de ambos partidos (Republicanos e Democratas) – mais uma vez sem êxito em firmar um acordo que ponha um fim ao impasse. Em entrevista, o Presidente americano afirmou que declararia emergência nacional caso não conseguisse se entender com seus opositores Democratas – medida que permitiria a liberação das verbas para a construção do muro sem a aprovação do Congresso. Em resposta, os líderes do partido Democrata já disseram que tal ação seria contestada e levada a julgamento assim que oficializada. O conflito tem balançado os mercados internacionais pela manhã.

Ata do FOMC… As minutas da reunião do Fed de dezembro revelaram que a recente alta volatilidade do mercado financeiro e a inflação comportada são argumentos que devem promover cautela frente novos aumentos da taxa de juros nos Estados Unidos. A preocupação ao redor de um arrefecimento econômico em escala global também contribuiu para que membros do Comitê vissem o momento como menos propício para um novo aumento. Em suma, tendo em mente a mensagem mais “dovish” passada pelo documento, a expectativa é que o Banco Central americano demore mais tempo para cogitar uma elevação da taxa de juros.


BRASIL: ESTAMOS EM REFORMAS (PLANEJANDO)

Mais dura… Um dia após Guedes e Onyx sinalizarem uma reforma mais dura da Previdência, o mercado doméstico operou em festa, apesar de a capitalização proposta pela equipe econômica gerar dúvida e ser bastante complicada de ser operacionalizada.

Vai ser difícil… Segundo o Estado, o regime proposto ainda não é unanimidade entre os deputados, o que deve exigir capacidade de articulação política para aprovar o modelo e não atrasar o andamento da agenda reformista. O fundo de transição para colocar de pé o modelo de capitalização idealizado ainda está sendo construído, afirmou nesta 4ªF o secretário especial de Previdência no Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Vai ser completa? Outra dúvida que cerca a reforma é se contemplará ou não os militares, quando Bolsonaro pede a cota de sacrifício de toda a sociedade. O vice, general Mourão, acredita que o texto tem que abranger as Forças Armadas. Ontem, em cerimônia de transmissão do cargo, o novo comandante da Marinha, Ilques Barbosa Junior, defendeu que os militares fiquem de fora da reforma, destacando que a posição é a mesma do ministro da Defesa.

Vai manter o Presidente… Maia já conseguiu o apoio declarado de, pelo menos, dez partidos para sua a reeleição. Ontem, o Solidariedade oficializou a aliança e se juntou ao PSL, PRB, PSD, PPS, PR, PSDB, PROS, Podemos e DEM.

Votação na Câmara… O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, negou ontem o pedido para que a eleição de Mesa Diretora da Câmara seja feita por votação aberta. Toffoli argumentou que esse é um assunto que interfere na independência de atuação dos poderes e que a votação secreta é adotada também em vários países desenvolvidos como Portugal, França e Espanha.

E os mercados hoje? Com o dia de maior acomodação lá fora, em conjunto com um noticiário global mais atribulado, vemos que o dia de hoje pode ser negativo para os ativos de risco aqui no Brasil.

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: +1,72%, aos 93.613 pontos;
Real/Dólar: -0,88%, cotado a R$3,6809;
Dólar Index: -0,71%, 95,219;
DI Jan/21: -01 pontos base, 7,360%;
S&P 500: +0,41% aos 2.584 pontos.

*Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.


Victor Candido – Economista


Jornais:

Folha de São Paulo
– Cálculo da aposentadoria pode excluir auxílio-doença
– ICMS de veículos pode ter aumento em cinco estados
– Bolsa bate novo recorde
– Faltou carinho a Onyx ao demitir, afirma Mourão

O Estado de São Paulo
– Déficit na previdência de militar é o que mais cresceu no ano passado
– Governo anula alteração em edital de livros didáticos
– Toffoli decide que eleição no Senado será secreta
– Valec e estatal que faz chip para boi serão fechadas

Valor Econômico
– Mercado tem dúvidas sobre IPO de gestoras de BB e Caixa
– Capitalização deve ser para renda alta
– Acordo põe fim à disputa Pharol x Oi
– Agentes querem carteira assinada

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Candido
[email protected]

 

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Victor Cândido Victor Cândido

Economista

Mestrando em economia pela Universidade de Brasília - UnB. Já trabalhou no mercado financeiro na área de pesquisa e operações. Foi pesquisador do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. É formado em economia pela Universidade Federal de Viçosa.

147 visualizações

relacionados

Bitnami