Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Mercados Hoje: Enfrentamento franco

tags Intermediário

Introdução: Os mercados asiáticos operaram com viés positivo. Uma mudança de postura de Trump, que adotou um discurso mais amistoso em relação à China, aliviou parte das tensões do mercado em torno da trade war. Na Zona do Euro, os principais índices de mercado recuam. Do outro lado do atlântico, em NY, o futuro do S&P opera no vermelho, e o dólar (DXY) se valoriza contra os seus principais pares. Na frente das commodities , ativos se movimentam sem direção única. Para emergentes, o dia também é menos favorável, com divisas de México, Turquia e África do Sul se desvalorizando contra o dólar. Aqui, os reveses no Congresso seguem deixando clara a dificuldade do governo em formar uma base coesa para a aprovação de pautas.


CENÁRIO EXTERNO: O MORDE E ASSOPRA NÃO TEM FIM

Mercados… Os mercados asiáticos operaram com viés positivo, com bolsas de Tóquio e de Shanghai avançando 0,6% e 1,9%, respectivamente. Na Zona do Euro, os principais índices de mercado recuam. O FTSE londrino cai 0,1%, e o DAX, em Frankfurt, 0,9%. Do outro lado do atlântico, em NY, o futuro do S&P opera no vermelho, e o dólar (DXY) se valoriza contra os seus principais pares. Na frente das commodities, ativos se movimentam sem direção única. O petróleo (Brent) recua 0,7%, negociado em torno dos US$ 70,80/barril. Para emergentes, o dia também é menos favorável, com divisas de México, Turquia e África do Sul se desvalorizando contra o dólar.

Crescimento “moderado” pressiona chineses… Ontem à noite, o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) divulgou uma sequência de dados de atividade fracos na China. A produção industrial desacelerou para 5,4% em abril (de 8,5% em março) e as vendas no varejo registraram a maior perda de ritmo em quase 16 anos, crescendo 7,2% (de 8,7% em março). Para ambas as leituras, os resultados decepcionaram as expectativas do mercado e, em meio a tensões comerciais com os EUA, pressionam o governo a buscar medidas para estabilizar a economia chinesa.

Morde e assopra… Em mais uma mudança abrupta de discurso, Donald Trump declarou só ter um “pequeno atrito” com a China, enquanto elogiava o presidente chinês, Xi Jingping, por quem ele ressaltou ter respeito e amizade “ilimitados”. Ainda, o presidente americano alegou que um acordo poderia sair antes do esperado, porque tem “a sensação de que as novas rodadas de negociação, daqui a três a quatro semanas, serão muito bem sucedidas”.

Retornando a estabilidade… Mais cedo, a divulgação dos PIBs do 1ºTRI/19 da Alemanha e da Zona do Euro vieram em linha com a mediana das expectativas de mercado, ambas avançando 0,4% na margem. A economia alemã voltou a crescer após ter apresentado estagnação no 4ºTRI/18 – apesar da indústria do país ainda estar sob pressão – e os número do Bloco voltam a indicar que a economia europeia esta melhorando na margem. Apesar das leituras positivas, o maior risco para a economia da Zona do Euro continua sendo a intensificação da trade war e o risco da adoção de medidas protecionistas por mais participantes relevantes no comércio global.

Na agenda… Os destaques da agenda internacional desta 4ªF serão as divulgações dos dados de produção industrial e de vendas no varejo de abril. A expectativa é de que a produção industrial dos EUA (10h15) reverta a leve queda de 0,1% em março, e as vendas no varejo devem desacelerar o ritmo de alta do mês anterior (9h30).


BRASIL: ENFRENTAMENTO FRANCO

Prioridades claras… Enquanto MPs do governo ficam na fila do plenário, a Câmara aprovou ontem, em votação nominal, a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar os cortes no orçamento da Educação. Com exceção do PSL e do Novo, todos os partidos orientaram suas bancadas a exigir o comparecimento do ministro, hoje, às 15h – no dia em que o país deverá enfrentar protestos em diversas cidades contra os contingenciamentos.

Desarticulação preocupa… Dentre as MPs que continuam em modo de espera, estão a MP da reforma administrativa, com vencimento no dia 3 de junho, e a MP que trata da abertura do setor aéreo, que expira já na semana que vem. A dificuldade que o governo tem apresentado para construir uma base coesa para a aprovação de uma MP preocupa, principalmente com investidores sempre ajustado perspectivas para a aprovação da PEC da previdência.

Enfrentamento franco… Em mais uma situação de enfrentamento do Centrão ao governo, dois líderes do bloco partidário, Elmar Nascimento (DEM) e Arthur Lira (PP), recusaram um convite para uma reunião com Bolsonaro, ontem à tarde. O encontro havia sido marcado pelo líder do governo na Câmara, o major Vitor Hugo (PSL), que ainda não se mostrou efetivo na articulação com seus pares.

CMO… O ministro da economia, Paulo Guedes, foi bem elogiado pelo sua franqueza na Comissão Mista de Orçamento, em que expôs a fragilidade da situação fiscal do país e depositou um voto de confiança nos parlamentares. Ainda, Guedes descartou a possibilidade de reajuste na tabela de impostos, justificando a decisão pelo “timing”.

Na agenda… O índice de atividade do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje às 8h30, registrou uma queda de 0,28% em março. O dado, que é considerado uma proxy para o PIB, veio abaixo da mediana das expectativas de mercado (Bloomberg), de -0,2%, e confirmou a fraqueza da economia brasileira.

E os mercados hoje? A piora do cenário externo, combinada às barreiras que o governo tem encontrado no Congresso, devem pesar sobre o mercado doméstico. O prêmio de risco país – medido pelo CDS de 5 anos – avança 0,4%, aos 176 pontos base. Com isso, esperamos um dia de viés negativo para ativos de risco brasileiros.

 

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: +0,40%, aos 92.092 pontos;
Real/Dólar: -0,46%, cotado a R$ 3,9753;
Dólar Index: +0,21%, 97.526;
DI Jan/21: -7 pontos base, 6,850%;
S&P 500: +0,80% aos 2.834 pontos.

*Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.


Victor Candido – Economista


Jornais:

Folha de São Paulo
– Governo quer mais FGTS no Minha Casa Minha Vida
– Com críticas a abusos da Justiça. STJ solta Temer
– Após ser alvo de fake news, general pede investigação
– Protestos são convocados contra cortes na educação O ESTADO DE S.PAULO

O Estado de São Paulo
– A realidade é que estamos no fundo do poço’, diz Guedes
– Universidades federais fazem ato hoje contra cortes de verba
– Em novo revés do governo, Câmara convoca Weintraub
– Professora que vai virar filme usou diploma falso

Valor Econômico
– Governo prepara novo programa habitacional
– Taxações são só o começo de confronto protecionista
– Weintraub é convocado pela Câmara
– Múltis investem na carne de laboratório

O Globo
– Guedes cobra do Congresso ação para tirar país ‘do fundo do poço
– Câmara convoca Weintraub e impõe derrota ao governo
– Portugal barra número recorde de brasileiros
– Caso Flávio: quebra de sigilo atinge 55 pessoas da Alerj

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Candido
[email protected]

Victor Beyruti Guglielmi
[email protected]

Luca de Toledo Gloeden Soares
[email protected]

 

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Victor Candido Victor Candido

Economista

Mestrando em economia pela Universidade de Brasília - UnB. Já trabalhou no mercado financeiro na área de pesquisa e operações. Foi pesquisador do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. É formado em economia pela Universidade Federal de Viçosa.

205 visualizações

relacionados

Bitnami