Mercados Hoje: Balão de ensaio

tags Intermediário

Introdução: Bolsas asiáticas operaram sem direção única; Na Europa, principais índices iniciam o dia em terreno negativo, após UE prometer retaliação aos EUA caso tarifas fossem elevadas sobre as importações de automóveis advindas do Bloco; Do outro lado do atlântico, voltam às negociações em NY após pausa do feriado, e o futuro do S&P no vermelho sinaliza uma abertura mais fraca para Wall Street; O dólar (DXY) se mantém próximo da estabilidade; Na frente das commodities, ativos esboçam dia de movimentação mista; O preço do petróleo (brent), fica ao redor dos US$ 66,33/barril; Para emergentes, o dia é mais ameno, com moedas nacionais de México e Turquia se valorizando levemente frente ao dólar. No Brasil, Câmara tem primeiro teste de apoio após desdobramentos da demissão de Bebianno; Em dia de agenda fraca, investidores devem ficar atentos à receptividade das primeiras pautas econômicas de destaque a irem para o congresso.


CENÁRIO EXTERNO: MUDANÇA DE CENÁRIO (SÓ DE CENÁRIO)

Mercados… Bolsas asiáticas operaram sem direção única. O índice de Shanghai subiu 0,1% enquanto o Hang Seng, em Hong Kong, caiu 0,4%. Na Europa, os principais índices iniciam o dia em terreno negativo. Do outro lado do atlântico, voltam às negociações em NY após pausa do feriado, e o futuro do S&P no vermelho sinaliza uma abertura mais fraca para Wall Street.

Mudança de cenário...  Segundo comunicado da Casa Branca, as autoridades dos Estados Unidos e China devem iniciar uma nova rodada de conversas para tentar solucionar suas desavenças comerciais a partir desta terça-feira, em Washington. Na semana passada, delegações dos dois países se reuniram em Pequim, mas não chegaram a um acordo comercial, embora ambos os lados tenham falado em “progresso” nas discussões.

Titulares em campo só na 5ª… Os principais representantes de ambas as partes nas negociações, Robert Lighthtizer (Representante Comercial) e Steven Mnuchin (Secretário do Tesouro) dos EUA, e Liu He (Vice-Premiê) pela China, devem voltar a se reunir na 5ª e 6ª feira – de acordo com declarações advindas do Ministério do Comércio chinês.

Agenda… Não existem indicadores relevantes a serem divulgados hoje.


BRASIL: PBALÃO DE ENSAIO

Aqueles que (finalmente) partiram… Gustavo Bebianno foi finalmente exonerado do seu cargo de Secretário Geral da Presidência. Para tentar amenizar o mal-estar e evitar que ele aja contra o governo, o presidente gravou vídeo em que agradece a “dedicação” e o “comprometimento” do ex-ministro.

Crise finalizada… Aparentemente se encerra, pelo menos por enquanto, a primeira grande crise do governo. Avalia-se que por hora os efeitos colaterais são baixos e pouco afetam o capital político do Presidente. Qualquer arranhão nesse capital pode significar que as reformas podem ir por água abaixo ou serem massacradas para serem aprovados pelo Congresso Nacional.

Capital político intacto… Antes de iniciar o governo, em meados de dezembro, Bolsonaro contava com 255 deputados, podendo chegar a 372 votos a depender do projeto a ser votado. A base aliada, de acordo com esses números, é maior do que a de Fernando Collor (320), em 1991, e a de Luiz Inácio Lula da Silva (323), em 2012. Segundo levantamento da DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

De grão em grão se aprova uma previdência… Na prática, o Planalto deverá buscar um número possível de votos para aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que prevê quorum qualificado de 308 apoios. Ficam faltando 53 votos, um número nada assustador.

Balão de ensaio… Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, irá testar a receptividade do congresso com as pautas econômicas, e já servirá de tubo de ensaio para uma possível previdência. O teste é incluir na pauta de votação desta semana o projeto que permite os Estados transformar dívidas que têm a receber em títulos, que são oferecidos ao mercado financeiro para antecipar recursos, em uma operação conhecida como securitização.

Vai no combo… A estratégia de Maia é dar início à votação e depois segurar a análise de sugestões ao texto (os chamados destaques) até que haja o avanço da reforma na comissão especial que será criada para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Previdência. O que Maia quer fazer é atrelar as votações de interesse dos Estados à tramitação da reforma.

Agenda… Não existem indicadores relevantes a serem divulgados hoje.

E os mercados hoje? O prêmio de risco brasileiro avança 1,27% aos 164 pontos. Com a aversão ao risco que predomina hoje, e a valorização do dólar, vemos o dia como negativo para os ativos de risco locais.

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: -1,04%, aos 96.509 pontos;
Real/Dólar: +0,93%, cotado a R$ 3,7360;
Dólar Index: +0,00%, 96.904;
DI Jan/21: +0,07 pontos base, 7,000%;
S&P 500: +1,09% aos 2.775 pontos.

*Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.


Victor Candido – Economista


Jornais:

Folha de São Paulo
– Ministro de Bolsonaro cai por escândalo de laranjas do PSL
– Título do Turismo sabia de esquema, diz candidata
– Guedes recua em decisão de desidratar Previdência
– Prefeitura de São Paulo assume falha e IPTU pode superar 50%

O Estado de São Paulo
– Bolsonaro demite, mas grava vídeo com elogios a Bebianno
– Por reforma, governo fará novo plano de ajuda a Estados
– Planalto fatia projeto de Moro e separa caixa 2
– Carlos, filho do presidente, tem 4 aliados no Planalt

Valor Econômico
– Lição de Brumadinho acelera a desativação de plataformas
– Demissão de Bebianno dá mais força aos militares
– Reforma da CLT leva empresas a fazer seguro
– Ruralistas descontentes com Guedes

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Candido
[email protected]

Victor Beyruti Guglielmi
[email protected]

Luca de Toledo Gloeden Soares
[email protected]

 

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Victor Candido Victor Candido

Economista

Mestrando em economia pela Universidade de Brasília - UnB. Já trabalhou no mercado financeiro na área de pesquisa e operações. Foi pesquisador do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. É formado em economia pela Universidade Federal de Viçosa.

209 visualizações

relacionados

Bitnami