Fique por dentro do mundo da economia!


CADASTRE-SE AQUI

Principais eventos da semana

• Senado e governo iniciam os preparativos do segundo turno da Previdência;
• Comitiva parlamentar viaja até o Vaticano para prestigiar canonização da Irmã Dulce;
• Relator do Marco Legal do Saneamento apresenta parecer na Comissão Especial;


Guia Político: Preparativos da Previdência, viagem ao Vaticano e Marco Legal do Saneamento

Preparativos para o segundo turno da Previdência

Durante a semana, o Senado e o governo devem realizar os preparativos necessários para votar o segundo turno da PEC 06, a última etapa do trâmite que resta antes da aprovação definitiva da proposta. Nos primeiros três dias da semana, a projeto cumprirá o interstício, o intervalo obrigatório de 5 dias uteis entre as duas rodadas de votos. Logo em seguida, a Câmara deve retomar as discussões sobre o mérito da proposta. O debate deve se estender até a semana que vem. O mais provável é que determinação dos senadores ocorra na semana seguinte.

Nada poderá ser adicionado à proposta durante o segundo turno, mas a oposição deve apresentar destaques para suprimir alterações prevista pelo texto. Após a derrota na questão do abono salarial, ocorrida na semana passada, que resultou em uma redução de R$ 76,4 bilhões na economia prevista pelo projeto, o governo deve redobrar os seus esforços na articulação com o Senado para evitar novas desidratações à proposta previdenciária.

O Executivo tem várias ferramentas que podem ser utilizadas como moeda de troca para assegurar a aprovação integral da matéria, entre elas as emendas parlamentares, que possibilitam que os legisladores direcionem recursos aos seus estados, além da divisão dos recursos resultantes do megaleilão do pré-sal que podem enriquecer os cofres dos estados e municípios.

 

Comitiva parlamentar irá ao Vaticano

Na quinta-feira, um grupo composto por senadores e deputados embarca rumo à sede do catolicismo. Os parlamentares viajam para prestigiar a canonização da Irmã Dulce, freira finada em 1992 que, segundo a Igreja Católica, realizou uma série milagres durante a sua vida. A comitiva que conta com a presença dos presidentes do legislativo, David Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve retornar ao Brasil na próxima segunda-feira. Alguns parlamentares expressaram apreensão em torno da possiblidade de que a viagem atrase o andamento de pautas prioritárias no Congresso, como as reformas da Previdência e tributária.

 

Marco Legal do Saneamento

A Comissão Especial destinada a tratar do PL 3261, que possibilita contratos de concessões que ampliam o envolvimento do setor privado no saneamento básico, devem realizar uma audiência pública na terça-feira e a leitura do parecer do relator da proposta, Geninho Zuliani (DEM-SP), no dia seguinte. O projeto visa fomentar a livre concorrência, a competitividade e a eficiência na prestação dos serviços de agua e esgoto tratado. A proposta pode afetar o valor de algumas empresas que estarão aptas a participar dos processos de licitação como a Copasa e Sanepar.

 

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

Julia Carrera Bludeni
[email protected]

Victor Beyruti Guglielmi
[email protected]

Conrado Magalhães
[email protected]

 

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Conrado Magalhães Conrado Magalhães

Analista Político

Formado em ciências políticas pela universidade Marymount Manhattan College (NY-EUA), com pós-graduação em administração pelo Insper. Possui cinco anos de experiência no ramo de consultoria política como analista da Arko Advice e agora é o analista político da Guide Investimentos.

53 visualizações

relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami