Internacional 
• Coronavirus segue imprimindo efeito sobre as bolsas globais
• BCE mantém juros em -0,50%
• Confiança do consumidor europeu fica estável em janeiro de 20

Brasil 
• Ibovespa opera em alta e recupera os 119 mil pontos
• IPCA-15 segue pressionado pelos preços da categoria de alimentos
• Real volta a ganhar terreno contra o dólar


FECHAMENTO:

Ibovespa: 119.527 (+0,96%)
BR$/US$: 4,16 (-0,26%)
DI Jan/21: 4,37% (-3 bps)
S&P 500: 3.325 (+0,11%)

Fonte: Bloomberg. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg

PRINCIPAIS ALTAS:

BRKM5: 39,00 (+7,26%)
BBAS3: 51,48 (+5,62%)
GOLL4: 39,05 (+5,03%)

PRINCIPAIS BAIXAS:

GNDI3: 72,65 (-2,54%)
IRBR3: 43,88 (-2,27%)
HGTX3: 26,80 (-2,19%)


CENÁRIO EXTERNO:

Mercados… Bolsas globais ode forma mista ao longo do pregão de hoje. Preocupações em torno da disseminação do “novo coronavirus” continuam pressionando as bolsas internacionais, fazendo com que investidores operem com maior cautela. Não obstante, o governo chinês segue intensificando as restrições sobre viagens ao redor do país na tentativa de conter o processo de espalhamento do vírus. A preocupação do PCC (Partido Comunista Chinês) é tanta que foram canceladas as celebrações para o ano novo lunar, que estava previsto para acontecer na semana que vem. Ao todo, enquanto o S&P500, índice americano, apreciou uma leve valorização de 0,11%, o STOXX600, índice pan-europeu, acumulou perdas na ordem dos 0,71%

BCE decide juros… Como antecipamos no Apito Final de ontem, o Banco Central Europeu optou por manter sua taxa básica de juros estacionada em -0,50%, dando continuidade à postura acomodatícia. Além disto, a presidente da instituição, Christine Lagarde, reiterou a continuação do afrouxamento quantitativo – programa onde a instituição financeira compra títulos públicos e privados com o intuito de inundar o mercado com liquidez – e versou sobre como o banco pode ajudar na luta contra as mudanças climáticas. Entre as possibilidades, está a compra, em massa, dos chamados green bonds (títulos corporativos com foco em investimentos verdes). Na esfera monetária, também discutiu com repórteres sobre como se define a meta de inflação. Ao invés de traça-la como uma inflação de perto, porém abaixo, de 2%, ela seria de 2%.

Economia europeia… A decisão de política monetária do BCE veio acompanhada da divulgação, por parte da EuroStat, do índice de confiança do consumidor. Expectativas de mercado previam um aumento de -8,1 para -7,8. Estimativas foram frustrada, dado que o índice não sofreu mudanças e ficou estável em -8,1. A recente redução de tensões sino-americanas ainda não parece ter surtido efeito relevante sobre as expectativas do lado da demanda. A constância do índice pode refletir o anseio de consumidores com relação à dinâmica de preços, uma vez que consumidores, ao contrário do BCE, percebem a inflação como elevada, principalmente no que diz respeito ao preço dos aluguéis.


BRASIL:

Mercados… A bolsa local contrariou a tendência verificada nas bolsas internacionais, operou em alta, e ultrapassou o limiar dos 119 mil pontos. Ao longo do pregão, o Ibovespa valorizou-se em V,VV%, com o setor financeiro liderando os ganhos. Após passar por algumas quedas nas sessões anteriores, o índice mais do que reverteu as perdas. No mercado cambial, a divisa brasileira continuou ganhando força contra o dólar, na medida em que se reduziram, na margem, apostas em mais um corte na taxa Selic devido à inflação, em linha, do IPCA-15. Referente a este último ponto, por mais que a alta no preço dos alimentos, puxada principalmente pelo preço das carnes, esteja passando por um processo de arrefecimento, ela ainda continua pesando consideravelmente sobre o índice. Este resultado foi sentido no mercado de juros, onde as taxas operaram em alta ao longo do pregão. O CDS de cinco anos (medida de risco-país), que registrou leve valorização no dia, todavia, segue sendo negociado em torno dos 100 pontos base.

Banco do Brasil… A empresa foi um dos grandes destaques no pregão de hoje, após notícia de que o banco pretende finalizar o processo de seleção de um sócio estrangeiro para sua gestora de fundos de investimento, o que possivelmente eleva seu nível de execução e gera novos retornos. Além disso, os bancos registraram quedas nos últimos pregões por conta de um comunicado do Banco Central em relação aos bancos digitais e agora começaram a ganhar força novamente.

Ambev… A cia se destaca na ponta inversa pela fala do Ministro da Economia, Paulo Guedes, hoje em Davos, sobre a possível criação de impostos sobre cigarros, bebidas alcoólicas e produtos com adição de açúcar, utilizando o termo “imposto do pecado”.

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Conrado Magalhães
[email protected]

Alejandro Ortiz Cruceno
[email protected]

Victor Beyruti Guglielmi
[email protected]

*A área de Renda Variável é a responsável  por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“
Luis Gustavo Pereira Luis Gustavo Pereira

Estrategista

Graduado em Administração de Empresas pela ESPM, com pós-graduação em Economia e Setor Financeiro pela USP e MBA em Finanças pelo INSPER. Tem mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro. Atualmente, é o estrategista da Guide Investimentos.

232 visualizações

Relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação

Entendi
Bitnami